Para os eternos amantes de spaguetti à bolonhesa, como os daqui de casa, esta de seitan é uma excelente variante do prato original. Cá por casa só deram conta de que não estavam a comer carne bovina pelo facto de eu estar a comer junto com eles. Esta minha versão de bolonhesa, para mim, é muito mais saborosa do que a original, para além de que não ficamos com a sensação de termos comido este e o outro mundo rs.
O seitan, típico da tradição oriental, é um alimento derivado do glúten e possui baixo teor de gordura. É rico em proteínas e, devido à sua consistência, é muitas vezes utilizado na substituição da carne animal na preparação de pratos veganos. Quando preparado com leguminosas, o seitan fica ainda mais proteico e nutritivo. Dada a sua composição, o seitan é um alimento muito versátil e de fácil utilização. Quando preparado na substituição da carne os pratos ficam incrivelmente saborosos. Vale a pena experimentar.
Ingredientes
- 600g de courgette em espiral (opcional, podem optar por usar o spaguetti tradicional);
- 350g de seitan
- 1 cebola;
- 3 dentes de alho;
- 1 lata pequena de tomate pelado (ou se preferir utilize 4 tomates maduros picados);
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate;
- 2 cenouras pequenas, ou uma media grande, cortada às rodelas;
- 200g de brócolos bimi;
- 150g de cogumelos cortados;
- ½ alho francês, finamente cortado;
- 1 mão cheia de salsa (retirar o caule, picar e cortar as folhas finamente);
- 8 a 10 folhas de manjericão fresco;
- 400ml de água quente;
- Sal e pimenta preta a gosto.
Caso tenho optado por utilizar o spaguetti tradicional, leve ao lume um tacho com bastante água e sal, suficiente para cozer o spaguetti, e deixe levantar fervura. Adicione a massa e deixe cozer durante o tempo indicado pelo fabricante. (Faça esta etapa ao mesmo tempo que estiver a preparar o molho, de modo que a massa fique pronta ao mesmo tempo para evitar que fique demasiado mole e grudento).
Comece por preparar o seitan e os legumes.
Num robot de cozinha, ou num ralador grosso, pique o seitan. Reserve.
Do mesmo modo, pique a cebola e o alho. Lave e corte os legumes, conforme sugerido na apresentação dos ingredientes.
Leve ao lume um tacho com um fio de azeite e refogue os cogumelos até estarem murchos. Acrescente um pouco de sal, pimenta e os talos da salsa e deixe cozinhar por 1 ou 2 minutos.
Adicione a cebola e os alhos triturados, o alho francês e deixe refogar por mais alguns minutos até a cebola estar sem água. Junte a cenoura e os brócolos e deixe cozer por 1 ou 2 minutos. Adicione o seitan picado e envolva todos os ingredientes bem.
Acrescente os tomates, a polpa de tomate, as folhas de salsa e de manjericão, adicione a água, ajuste os temperos, e deixe cozer por cerca de 10 minutos, até o molho estar encorpado.
Leve ao lume uma frigideira com um fio de azeite e refogue a courgette durante 5 a 6 minutos. Tempere com sal e pimenta preta a gosto.
Sirva tudo de imediato e bom proveito!
Comentários
Enviar um comentário