Desde que fomos, eu e minha família, num verão, passar ferias à Valência, nunca mais conseguimos deixar de comer paella cá em casa.
Trouxemos uma paellera, temperos típicos, o arroz "bomba" (lembro-me de termos trazido uns 5 kg pelo menos), tudo para nunca deixar de comer paellas. Onde compramos a parafernália toda, conversamos com várias empregadas para saber tudo o que precisávamos, o tipo de arroz, o tempo de cozimento, o tamanho da paellera necessária, qual o melhor modo de se cozer, enfim, tudo para fazer uma paella em casa. Cada uma delas, claro, tinha a melhor receita de família e todas faziam paella aos domingos, nunca podia faltar, senão não era domingo. E, claro, anotei todas as dicas.
Esta versão que vos apresento, de uma paella vegana, é extraordinariamente tão boa quanto as paellas originais. O que verifiquei ao fim de tantas diferentes que já provei e fiz é que de carne, de peixe ou de legumes, o importante é ter-se um bom paellero, os temperos corretos e o arroz indicado.
Aqui vos apresento a minha versão e desafio-vos a fazer. Vão ver que vão se sentir em Espanha!
Caso não tenham uma paellera em casa, tentem usar uma panela com o fundo largo, de aproximadamente 35 a 40 cm.
Ingredientes (para 6 pessoas)
- 1 cebola vermelha finamente cortada;
- 3 dentes de alho finamente picados;
- 1 alho francês cortado em juliana;
- 2 tomates, sem pele e sem sementes, cortados aos cubos pequenos;
- ½ pimentão verde cortado em juliana;
- ½ pimentão amarelo cortado em juliana;
- ½ pimentão vermelho cortado em juliana;
- ¼ pimentão vermelho cortado em tiras para enfeitar;
- 120g de ervilhas congeladas;
- 150g de brócolos, apenas os floretes;
- 1 courgette, sem as sementes, cortada aos cubos;
- 1 cenoura cortada em juliana;
- 2 colheres de chá de tempero próprio para paella (se acaso não tiver, use em substituição a mesma quantidade de açafrão da índia);
- 1 ½ xícara de arroz "bomba", próprio para paella;
- o dobro da quantidade de arroz, de caldo de legumes quente (caso não faça o caldo de legumes natural, opte por utilizar um de boa qualidade e sem muito sal);
- 80ml de vinho branco;
- 1 mão cheia de folhas de coentros frescos;
- sal e pimenta preta a gosto.
Quando o vinho tiver evaporado, adicione o caldo de legumes quente e deixe levantar fervura. Corrija os temperos se for necessário, mantenha o fogo quase baixo e deixe cozer durante 12 a 15 minutos, até o caldo ter evaporado por completo.
Comentários
Enviar um comentário