Quiche de Brócolos Bimi e Aspargos com Couve Roxa

Esta é uma receita bastante versátil, tanto na sua confecção, pois podemos usar a receita da massa e o recheio de tofu como base para várias outras quiches diferentes e combinações a gosto, como no seu consumo, uma vez que pode ser servida fria no verão, com saladas ou como lanche em picnics e na praia, ou quente no inverno, com um belo prato de sopa como principal.

Eu gosto muito destas quiches, principalmente quando não quero elaborar muita coisa para o jantar. A suas sobras sempre ficam deliciosas no dia seguinte.

Experimentem!

 


Massa da Quiche

- 250g de farinha de trigo branca;

- 100g de água;

- 80g de azeite (se acaso preferir um sabor menos intenso que o azeite, pode substituir este por óleo de sementes de girassol, vai tornar uma massa de base com um sabor mais delicado);

- 1 colher de chá de sal.

 

Recheio da Quiche

- 500g g de tofu firme;

- 1 colher de chá de curcuma ( a curcuma para além de conferir um sabor muito agradável, vai dar ao recheio a coloração amarelada, como se fosse feita com ovos, porém se acaso não tiver em casa, pode usar açafrão da índia, ou simplesmente não usar);

- 125ml de leite vegetal;

- 1 colher de café de noz-moscada;

- sal e pimenta a gosto.

 

Mistura de Broculos Bimi, Aspargos e Couve Roxa

- 1 cebola vermelha, picada finamente;

- 2 dentes de alho, laminados;

- 1 raminho de tomilho fresco;

- 100g de broculos bimi, cortados em pedaços com cerca de 2cm;

- 100g de apargos, cortados em pedaços com cerca de 2cm (guardar as cabeças dos aspargos para enfeitar);

- 2 colheres de sopa de molho Tamari (ou molho de soja);

- 8 tomates cherry, cortados às rodelas, para enfeitar.

 

Modo de Preparo

Comece por preparar a base da quiche:

Junte todos os ingredientes da base da quiche numa tigela, numa taça ou num recipiente que consiga misturar tudo com as mãos até obter uma bola de massa macia e homogênea.

Envolva a massa com película aderente e leve ao frigorífico por, pelo menos, 30 minutos para descansar.

 

Entretanto, prepare o recheio. Coloque todos os respetivos ingredientes numa liquidificadora ou robot de cozinha para triturar até obter uma pasta homogênea. Reserve.

 

Numa wok ou num tacho, deite um bocado de azeite e ponha ao lume. Junte os alhos, a cebola e as folhinhas de tomilho e deixe refogar por 3 minutos ou até a cebola estar transparente e macia.

Acrescente a couve roxa e tempere com um pouco de sal e pimenta, mexa bem para envolver toda a couve no refogado. Cozinhe em lume vivo durante 5 minutos, mexendo de vez e vez. Junte o molho de Tamari. Quando o molho de Tamari estiver bem envolvido, junte os brócolos e os caules dos aspargos e deixe estufar por mais 5 minutos.

Desligue e deixe arrefecer por uns minutos. Depois de arrefecido, acrescente delicadamente o recheio da quiche. Envolva tudo muito bem. Reserve.

Para fazer a quiche usei uma forma de tarte, desmontável, com 26 cm de diâmetro. Se acaso usar uma forma não desmontável, forre com papel vegetal humedecido para facilitar a remoção quando estiver pronta.

Retire a massa da base da quiche do frigorifico. Polvilhe ligeiramente uma superfície de trabalho com farinha. Transfira a massa para esta superfície e, com a ajuda de um rolo de cozinha, abra a massa até obter um tamanho com um diâmetro um pouco maior que 26 cm. Forre a forma com a massa, pressionando firmemente com as mãos até que fique bem acomodada. Transfira o recheio todo preparado para a base da quiche e alise com um salazar (espátula).

Corte as arestas sobrantes e cubra a forma com papel alumínio.  Leve ao forno pré-aquecido a 220º C.

Cozinhe durante 20 minutos. Retire o papel alumínio e cozinhe por mais 10 minutos ou até a base estar bem dourada.

Sirva a quiche como melhor lhe apetecer. Garanto-vos que vão adorar esta versão vegana.


Comentários