Penne com Funcho e Alacaparras

Com um sabor delicado, mas com muita personalidade, esta é uma massa que vai surpreender-vos!

O toque delicado de frescor da erva-doce combinado com o avinagrado das alcaparras, envolvidas num molho branco suave de creme de soja, conferem a este prato um sabor muito sofisticado e fantástico!

Para além de que o funcho, considerada como uma planta medicinal, possui vitaminas e minerais que trazem benefícios à nossa saúde, tais como: ação anti-inflamatória, diminui o apetite, ajudando a emagrecer, desintoxica o fígado e o baço, é estimulante, é antiespasmódica, alivia transtornos digestivos, é diurética e é um expetorante natural.  

Por tudo isto, o melhor é mesmo fazê-la e deliciarem-se!

Experimentem!



Ingredientes

- 1 pacote de 500g de massa Penne;

- 1 cebola finamente cortadas; (cortar a cebola ao meio, da raiz até ao topo. Com a face cortada para baixo, corta-la novamente da raiz até ao topo. Não fatie muito finamente, para evitar que a cebola se queime).

- 500g de funcho (parte branca) cortado muito finamente;

- 4 colheres de sopa de alcaparras;

- 1 colher de açafrão da índia;

- 1 raminho de tomilho fresco;

- 200ml de creme de soja para culinária;

- água da cozedura da massa, quanto baste;

- sal e pimenta preta moída a gosto (aconselho utilizar um pouco mais do que o habitual de pimenta preta, pois vai dar um sabor levemente picante);

- azeite.

 

Cobrir uma wok ou uma frigideira larga com uma camada fina de azeite e adicionar a cebola e o funcho. Mexer bem para envolver a cebola, o funcho e o azeite. Cozinhe em lume médio baixo, mexendo regularmente durante 10 minutos. 


Depois, adicione as alcaparras e tempere com o sal, o tomilho, o açafrão e a pimenta preta. Se a frigideira estiver demasiado seca, junte um pouco mais de azeite. Deixe cozer por mais 3 minutos.

 

Entretanto leve a massa para cozer, em água fervente temperada com muito sal.

 

Quando a massa estiver quase cozida, adicione à frigideira o creme de soja. Mexa bem para envolver todos os ingredientes. Para o molho não ficar extremamente grosso, pois o creme irá começar a borbulhar e a engrossar, vá adicionando, aos poucos, água da cozedura da massa, em quantidades poucas, até obter um molho aveludado mas não muito grosso. Ajuste o sal e a pimenta.

Escorra a massa e transfira-a para o molho. Misture tudo de forma delicada, até que toda a massa esteja muito bem envolvida no molho. 

Sirva e prepare-se para se surpreender!

Comentários