Bifanas…
Em dias de jogos, em tardes de petiscadas com os amigos, num balcão de uma tasca ou simplesmente porque sim, as bifanas são as “street food” mais antigas, mais populares e mais irresistíveis dos portugueses, assim como o Hot-Dog para os americanos. É uma refeição simples mas que com toda a sua simplicidade agrada a quase todos os paladares. Também como o hot-dog, uma boa bifana é complementada com uma boa dose de mostarda.
Por isto e por serem “um dos petiscos mais tradicionais da cozinha portuguesa”, porque não adaptá-las para uma versão vegana?! Porém, como acredito que o que é tradicional é tradicional exatamente como é, sem sofrer qualquer alteração, a estas “bifanas veganas” chamaremos de “Seitanas”.
O sabor com que estas “seitanas” ficam no final não deixa nada à desejar às originais e os mais distraídos, os mais apaixonados por bifanas, nem irão sentir a diferença! Acreditem!
Experimentem e confirmem!
Ingredientes (para 6 pessoas)
MARINADA
- 500g de seitan finamente fatiados (com uma espessura de cerca de 0,5cm);
- 330ml de cerveja;
- 5 dentes de alho finamente fatiados;
- 3 colheres de sopa de mostarda;
- 1 colher de chá de paprika;
- 1 colher de chá de pimentão doce defumado em pó;
- sumo de 1 limão;
- 3 folhas de louro;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- sal e pimenta a gosto.
Prepare o molho da marinada, misturando todos os ingredientes.
Numa travessa larga, disponha as fatias de seitan e cubra-as com o molho da marinada. Massageie bem os temperos no seitan e deixe que fiquem a marinar, cobertas com pelicula aderente, por pelo menos 1 hora (quanto maior o tempo da marinada, mais intenso o sabor). Ter em atenção de que todas as fatias de seitan devem estar em contato com o molho da marinada.
Numa frigideira, levar as fatias de seitan para cozer, sobre um fio de azeite, por 3 a 4 minutos de cada lado, até que estejam douradas.
Quando terminar de fritar todas as fatias, transfira para a mesma frigideira utilizada, o molho da marinada. Deixe fervilhar até reduzir o molho todo quase por completo.
Cubra as fatias de seitan com o molho reduzido.
Para servir, utilize pães frescos, abertos ao meio e, numa das metades, barre com mostarda a gosto. Recheie o pão com o seitan, cubra com uma fina camada do molho e sirva de imediato.
Aos mais amantes de bifanas, acompanhar estas “seitanas” com uma boa mini fresquinha, e desafio-vos a torcerem o nariz!
Comentários
Enviar um comentário