Pastel de Tentúgal

O Pastel de Tentúgal é um doce conventual típico de Portugal, criado pelas freiras carmelitas do Carmelo de Tentúgal e confeccionado desde os finais do século XIX mas aqui vos apresento a minha receita salgada e vegana, com recheio de purê de feijão branco, espinafres e nozes picadas para degustar com uma boa taça de vinho branco!




Ingredientes

- 1 pack de massa filo;

- 520g (1 lata grande) de feijão branco cozido, lavado e escorrido;

- 300g de espinafres em folhas;

- 70g de nozes picadas grosseiramente;

- 2 dentes de alho picados;

- 1 ½ de chá de curcuma;

- 30ml de água;

- 3 colheres de sopa de manteiga vegetal derretida (para barrar as folhas de massa filo);

- sal e pimenta a gosto.

Num tacho, com um fio de azeite no fundo, leve para refogar os alhos e, em seguida, adicione o feijão. Tempere com o sal e a curcuma. Adicione a água deixe levantar fervura. Desligue, retire do lume e, com o auxilio de um amassador de batatas, reduza o feijão em um puré. Retifique o tempero e reserve (o puré deverá ficar um pouco espesso, não muito liquido e nem macio).

Leve ao lume para aquecer uma frigideira com um fio de azeite no fundo, acrescente os espinafres, tempere com sal e, assim que os espinafres murchem, desligue o fogo e espere esfriar. Escorra a água em excesso.

Para preparar os pasteis, inicie por retirar as folhas de massa filo do pack e coloca-las em cima de uma mesa de trabalho. Com as folhas de massa filo uma em cima das outras, corte em quatro partes iguais, com o auxilio de uma faca ou tesoura. 

Junte as partes todas.

Para montar o pastel, use três folhas de massa filo cortada. 

De modo a uni-las, pincele com a manteiga derretida a superfície da massa e coloque a outra por cima e assim sucessivamente, até perfazer as três camadas, como neste video.

Com a ajuda de duas colheres, adicione em uma das extremidades da massa uma camada de puré de feijão, deixando a distância de um dedo de cada extremidade da massa sem nada. Junte algumas folhas de espinafres por cima e salpique algumas nozes picadas. Com o auxilio das mãos, comece por enrolar a massa com cuidado para manter as camadas sobrepostas.

Vire as extremidades sobrantes, sem camadas, para cima, como se fosse um embrulho, e pincele com manteiga para que fiquem colocadas com o corpo da massa.

Transfira os pasteis para uma forma forrada com papel vegetal, pincele com manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 15 minutos ou até estarem dourados. Ter em atenção para não os deixar passar muito, pois podem estourar.


Retire do forno e transfira-os para uma grelha de esfriar.

Sirva-os ainda quentes com uma boa colherada de compota de ameixa picante. Acompanhe com uma bela salada de alface temperada apenas com sal e azeite.




Comentários