Sempre via essa receita com um ar desconfiado, mas a verdade é que depois de fazer adorei o sabor e a consistência, sem contar que por ser feita com couve-flor é altamente saudável. Verdade que, tal qual a maionese original, esta também leva óleo, o que não a torna muito fit, mas a quantidade é bastante inferior às calorias da maionese corriqueira, portanto, podemos comer sem culpa.
Excelente opção para quem, como eu, é fanática pela maionese. Por ser vegana, andava sempre à procura da melhor maionese sem adição de ovo no mercado. Mas depois de provar esta, nunca mais vou ao mercado à prateleira das maioneses.
Poderá ficar no frigorifico por 3 a 4 dias em um pote próprio e com tampa.
Vocês vão adorar!
Dica: A quantidade de azeite ou óleo aqui mencionadas poderá ser maior ou menor, caso prefiram uma maionese de consistência mais leve ou mais cremosa.
Ingredientes
- 500g de couve-flor cozida em água salgada (reservar 2 colheres de sopa da água de cozedura);
- 2 colheres de sopa de suco de limão;
- 1 colher de chá de mostarda;
- 30g de óleo de semente de girassol;
- 30g de azeite;
- sal a gosto.
Num liquidificador junte a couve-flor já cozida e escorrida, o suco de limão, a água da cozedura, a mostarda, o óleo, o azeite e tempere com sal. Ligue a liquificadora e bata até obter uma consistência lisa e homogénea, com aspeto de uma maionese.
Transfira a vossa maionese de couve-flor para uma tigela e deixe repousar no frigorifico por 30 minutos ao menos antes de servir e oom proveito!
Pode acompanhar um video curto aqui.
Comentários
Enviar um comentário