Esta é uma sobremesa esplendidamente perfeita!
Leve, saudável, saborosa e com pouca adição de açúcares, é uma daquelas sobremesas que comemos sem nos sentirmos culpadas.
Para preparar estas deliciosas tarteletes utilizei 9 forminhas com 10cm de diâmetro interno cada. Porém, caso não tenham destas forminhas, poderão utilizar uma forma desmontável para tartes de 26cm e, neste caso, sugiro que multipliquem cada quantidade dos ingredientes aqui apresentada por 0,75. Ou, se preferirem, mantenham na mesma esta quantidade e vão ter uma tarte mais alta.
O importante é experimentarem fazer e não se vão arrepender.
INGREDIENTES
BASE
- 180g de mix de amêndoas, cajus e avelãs (estes deverão ser demolhados em água fria por no mínimo 6 horas – depois escorridos, passados por água corrente e secos com um papel absorvente);
- 12 tamâras, demolhadas em água por 10 minutos;
- 1 colher de café de canela em pó;
- 25g de coco ralado;
- raspas de ½ limão.
RECHEIO
- 180g de mix de amoras silvestres e mirtilos;
- 250g de natas vegetais de soja;
- 300ml de leite de soja;
- 30g de açúcar mascavado;
- 1 iogurte de soja sabor a coco (ou natural, ou ainda, de frutos vermelhos);
- 2g de ágar-agar.
Comece por untar as forminhas, ou a forma, com um fio de óleo vegetal. Reserve.
Num robot de cozinha ou liquidificadora adicione as tâmaras, escorridas e secas, e triture até obter uma bola de massa.
Junte os frutos secos (escorridos e secos), a canela, o coco ralado e as raspas de limão, volte a triturar tudo até obter uma massa compacta.
Coloque uma colherada de massa nas forminhas e pressione com os dedos para forrar toda a base. Caso estejam a utilizar uma forma grande, transfira a massa toda para a forma e com os dedos pressione-a até forrar toda a base e laterais, se for o caso. Reseve.
Para o recheio, adicione numa caçarola pequena o leite, as natas de soja, o mix de frutas, o açúcar e o ágar-agar. Ligue o lume, em medio-brando, e deixe levantar fervura, mexendo de vez em quando.
Assim que levantar fervura deixe cozer por 3 minutos.
Desligue o fogo, adicione o iogurte e com uma varinha magica, ou uma varinha de arames, mexa tudo até os frutos estarem desfeitos e o iogurte completamente envolvido no creme.
Distribua o recheio pelas tarteletes e leve ao frigorifico durante pelo menos 2 horas para solidificar.
Caso queiram desenformar as tarteletes, utilizem uma faca de ponta fina para descolar o recheio cuidadosamente das laterais e vire a forminha para um prato coberto com papel alumínio.
Bata no fundo da forminha até a tartelete descolar e caso fique algum recheio no fundo da forma é só retirar e colocar de volta na base. Vire novamente a folha de alumínio sobre o prato limpo e decore a sua tartelete com coco ralado ou com frutos silvestres frescos.
Bom apetite!
Comentários
Enviar um comentário