Estes empanados de couve-flor ficam especialmente deliciosos, ainda mais se acompanhados deste purê de batatas bastante cremoso e saboroso e destas fantásticas ervilhas estufadas.
Poderão preparar os empanados de couve-flor no forno, onde ficam um pouco mais secos, porém mais saudáveis, ou fritos em óleo quente, numa frigideira.
De qualquer uma das formas, irão obter um excelente empanado para comer como melhor apreciarem, até mesmo numa sandes, com algumas folhas de alface.
EXPERIMENTEM!
INGREDIENTES
Puré
- 850g de batatas;
- 3 alhos-franceses;
- 2 colheres de sopa de azeite ou 1 colher de sopa de manteiga vegetal;
- 3 colheres de sopa de leite de soja;
- sal e noz moscada q.b.
Ervilhas Estufadas
- 1 maço de brócolos médio (aproximadamente 400–500g);
- 400g de ervilhas congeladas;
- 2 dentes de alho;
- 100g de folhas de agrião (opcional);
- 5 folhas de hortelã fresca, finamente picadas;
- sal e pimenta preta moída q. b.
Empanados de Couve-Flor
- 1 maço de couve-flor grande (aproximadamente 1,5kg);
- 100g de farinha de trigo (poderão utilizar a farinha de arroz e neste caso o empanado ficará mais leve);
- 140ml de água;
- 200g de pão ralado fino;
- sal e pimenta preta q.b.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Corte a couve-flor em fatias com cerca de 1,5 a 2 cm de espessura e, de seguida, corte em bocados mais pequenos, com algum cuidado para não desfazer os floretes. Polvilhe as fatias de couve-flor com algum sal marinho e reserve.
Coloque a farinha de trigo numa taça grande e adicione a água, tempere com uma pitada de sal e pimenta preta acabada de moer e misture tudo muito bem, até obter uma pasta homogénea e lisa.
Numa outra taça coloque o pão ralado. Passe as fatias de couve-flor pela farinha, escorra o excesso e, em seguida, passe pelo pão ralado, de modo a ficarem bem cobertas.
(Tente utilizar um garfo para mergulhar e retirar, com cuidado, as fatias de couve-flor na farinha com água, de modo a não ficarem com os dedos muito sujos a dificultar a passagem pelo pão ralado).
Distribua as fatias por um tabuleiro coberto com papel vegetal e untado, de leve, com óleo ou azeite e leve ao forno durante 40 ou 45 minutos, até estarem dourados e crocantes.
Prepare o puré.
Corte os alhos-franceses no sentido longitudinal, lave-os em água corrente e corte-os, grosseiramente, aos bocados. Descasque as batatas e corte-as em quadrados pequenos. Deite-os num tacho, com um pouco de sal, cubra com água a ferver e deixe cozer até as batatas estarem macias. Escorra tudo assim que estiver pronto e, com um amassador, reduza as batatas e os alhos-franceses a puré, adicionando de seguida o leite, o azeite e a noz moscada (tempere a gosto).
Lave os brócolos e parta-o aos bocados, incluindo os talos.
Leve-os a um tacho com água a ferver com um pouco de sal.
Assim que levantar fervura deixe cozer por 4 minutos, escorra e passe por água fria. Reserve.
Leve ao lume uma frigideira ou uma panela de ferro larga, adicione um fio de azeite e coloque os alhos picados.
Assim que começarem a crepitar, adicione as ervilhas e deixe refogar por cerca de 5 minutos.
Acrescente os brócolos já “branqueados”, tempere com sal e pimenta preta acabada de moer a gosto e junte as folhas de hortelã. Misture tudo, deixe apurar os temperos e adicione o agrião.
Tire os empanados do forno assim que estiverem prontos/dourados e sirva de imediato com o puré e com as ervilhas.
Bom apetite!
Comentários
Enviar um comentário