Doce de Abóbora

O doce de abóbora remonta muito a minha infância e é um doce tão simples, tão saboroso e bastante saudável, principalmente os que são feitos em casa.

 

Neste doce adicionei aproximadamente 12g de açúcar por cada 100g de doce, o que é bem menos se comparado com os doces de abóbora que compramos nos supermercados, que possuem em media 55–60g de açúcar por cada 100g de doce. Para além de que este simples doce de abóbora caseiro está isento de químicos, conservantes, edulcorantes etc.

 

Outra grande vantagem de sermos nós a preparar o nosso próprio doce de abóbora é que podemos escolher guarnecê-lo da forma que mais apreciamos, com nozes, com pedaços de coco ou coco ralado, com amêndoas ou simples.

 

Aproveitem que estamos na época delas e podemos encontrar em todos os supermercados, em grandes quantidades e de todos os tipos e feitios.

 

Experimentem!




 

INGREDIENTES

- ¼ de Abóbora Menina (aproximadamente 1,700kg);

- 1 laranja (sumo e raspas);

- 2 paus de canela;

- 4 ou 5 cravinhos;

- 180g de açúcar mascavado (se preferir poderá usar o açúcar branco e assim seu doce irá ganhar um tom mais alaranjado);

- 100ml de água.




 

Descasque e retire as pevides da abóbora e corte em bocados pequenos. Leve ao lume brando um tacho grande e junte a abóbora, o sumo de laranja, as raspas, o açúcar, a canela, os cravos e a água, tape o tacho e deixe cozer por cerca de 20 minutos.




 

Assim que a abóbora estiver macia, abaixe o lume, retire os paus de canela e desfaça tudo com um amassador de batatas ou com uma varinha mágica – vai depender se prefere um doce com pequenos pedaços de abóbora ou mais liso e macio e, neste caso, utilize a varinha magica para triturar tudo.

 

Atenção quando estiver a triturar tudo, muito cuidado, pois nesta altura podem salpicar algumas bolhas de doce que são extremamente quentes!

 

Tape o tacho novamente, aumente o lume para médio e deixe cozer por mais 15 minutos, mexendo de vez em quando, até a água estar completamente evaporada e o doce começar a fazer o “ponto de estrado” no fundo do tacho. Desligue o fogo.





 

Caso pretenda adicionar alguns opcionais no seu doce (coco, nozes, amêndoas), divida o doce em quantos frascos desejar e acrescente as suas variantes preferidas.

 

Para os meus, dividi o doce em duas partes iguais e numa das partes adicionei 20g de coco ralado e, na outra, 30g de nozes grosseiramente partida. Ficaram fantásticos!!!

 

Espere esfriar por completo antes de servir. 

Pode acompanhar com tostas, frutas, pães, cookies veganos ou mesmo à colherada.

 

Bom apetite!





Comentários