Manteiga de Aquafaba

Escolher as gorduras vegetais mais saudáveis nem sempre é uma tarefa fácil. No que se refere às margarinas, ainda mais complicado é, pois, muitas vezes, são produtos  que possuem em sua composição gorduras “trans” (óleo de palma industrtializado) – rotuladas como “hidrogenadas” ou parcialmente “hidrogenadas”, pois são prejudiciais para a saúde, devido a forma de produção.

 


Por forma a saber se a margarina ou outra gordura vegetal (ou um outro produto processado qualquer) é de se evitar ou não, vale ainda a forma mais eficaz de confirmação, que é a leitura dos respetivos rótulos. 

 

Caso encontrem nas descrições do produto nomes como: óleo de palmiste, gordura vegetal fracionada e hidrogenada de palmiste, estearina de palma, palmoleína ou oleína de palma, manteiga de palma, ou até mesmo Elaeis guineensis, deverão ser evitados, pois são produtos considerados potencialmente cancerígenos. 

 

Portanto, os produtos que contém óleo de palma são, em regra geral, alimentos processados de má qualidade nutricional, devendo por isso serem evitados. Porém, qualquer outro óleo ou gordura; de girassol, de coco, de soja ou até mesmo o azeite, poderão ser grave para a saúde quando utilizados de forma excessiva. O segredo é não cair no extremismo e apostar ao máximo na moderação e no consumo de margarinas, gorduras vegetais ou óleos.

 

Deixo-vos aqui uma receita de manteiga caseira feita, com aquafaba, azeite e óleos como o de girassol e coco, que, batidos em conjunto e deixado repousar no frigorifico, irão resultar numa margarina macia e sem a utilização de óleo de palma, ideal para consumir, com alguma moderação, nos pequenos almoços com fatias de pão ou torradas. 

 

Experimentem!!!


INGREDIENTES

 

- 90 g de óleo de coco (tente utilizar o óleo de coco neutro biológico, dará um melhor resultado à sua manteiga);

- 40 g de aquafaba;

- 10 g de azeite;

- 10 g de óleo de girassol;

- ½ colher de chá de vinagre;

- 1 pitada de curcuma, ou açafrão das índias;

- 1 pitada de sal.

 



Leve o óleo de coco para dissolver, em banho maria, numa panela com água quente. Junte o óleo de girassol e o azeite, misture e reserve.

 

Num copo alto, da varinha mágica, ou numa liquidificadora, junte a aquafaba, o vinagre, o sal e a curcuma e comece a bater até a aquafaba começar a estar em ponto de neve. Vá adicionando a mistura de óleos, com cuidado e em fio, até estar tudo bem incorporado.

 



Transfira o composto para uma caixa, revestida com película aderente, cubra e leve ao frigorífico durante ao menos 3 horas, até estar bastante firme e macia.  

 

Bom Apetite!!!





Comentários

Enviar um comentário