Aquafaba! Para muitos, não é nenhuma novidade, mas para outros poderá ser uma descoberta. O que é, como e porque preparar este líquido considerado “ingrediente magico”, no mundo dos veganos?
Pois bem, trata-se de um líquido resultante da cozedura do grão de bico que é utilizado com vista a substituir as claras dos ovos em receitas, doces ou salgadas, como: merengues, mousses, suspiros, bolos, pães, molhos, gelados, etc… uma verdadeira engenharia da culinária!!
Para os que não tem muito tempo para cozer o grão em casa, uma opção é utilizar o líquido contido em latas de grão cozido, que compramos nos supermercados.
Porém, a aquafaba quando preparada em casa resulta num liquido melhor, para se obter a estabilidade pretendida do ponto “em neve”, bem como possui um sabor mais delicado, do que os industrializados, e sem qualquer conservantes.
Para se obter um resultado final ótimo da nossa aquafaba, devemos ter um conta alguns segredinhos, como deixar o grão de bico de molho por algumas horas, para amolecer e ajudar a criar a textura, colocar a quantidade de água certa, nem muito nem pouco, para se cozer e deixar a água do cozimento por 2 ou 3 dias no frigorifico, em uma caixa hermética, para ficar levemente gelatinosa. Se seguirem estes pequenos truques e ainda tiverem uma boa batedeira elétrica, vão ter um excelente resultado. Vão ficar fascinados!!
INGREDIENTES
(Para 1 litro de aquafaba)
- 500 g de grão de bico;
- 2 l de água.
1 – Coloque o grão de bico numa taça grande e cubra-o com água fria, até mais ou menos 2 dedos de altura acima do grão. Cubra com um pano de cozinha limpo e deixe por 6 horas. Após este tempo, troque a água e volte a cobrir, deixe repousar por mais 6 horas. Ao todo 12 horas de molho.
2 – Lave em água corrente e escorra. Transfira o grão para uma panela de pressão, adicione a água e leve ao lume alto, até a água levantar fervura. Assim que começar a ferver vede a panela, com o respetivo bico de pressão, baixe o lume para médio-baixo e deixe cozer durante 25 minutos.
3 – Retire a panela do lume e coloque-a em baixo da água fria corrente, para retirar a pressão da panela. Abra a panela e verifique se o grão está cozido, não deverá estar a desmanchar, mas também não convém ainda estar rijo. Espere esfriar.
4 – Transfira o grão de bico com todo o líquido para uma caixa hermética fechada e leve ao frigorifico por 2 dias.
Dica: Neste meio tempo, poderão ir utilizando o grão cozido para fazer algumas receitas existentes aqui no blog, basta inserir no motor de busca a palavra grão e irão obter diversas receitas deliciosas para serem feitas. O importante é deixar uma boa quantidade de grão de bico na água, pois isto é que irá criar a aquafaba.
5 – Coe, use o restante grão para a próxima receita (poderá ainda congelar parte do grão, em pequenas quantidades em sacos próprios para congelamentos e ir utilizando quando necessário), e distribua a aquafaba em potes próprios para ir ao congelador.
Dica: Distribua a aquafaba em pequenas quantidades, como 100 ml cada, que é o que geralmente se utiliza em receitas. Poderá congelar até um prazo máximo de 3 meses, mas é sempre bom controlarmos a qualidade antes de utilizar. Se começar a sentir um odor forte e intenso, quando descongelados, deverá mandar fora.
6 – Para descongelar basta deixar a aquafaba no frigorifico por 5 horas e utilizar como se fosse um produto fresco. Quanto mais frio melhor a qualidade do ponto em neve.
Então, mãos à obra e preparem e utilizem a vossa aquafaba, os resultados são surpreendentes!!!
Comentários
Enviar um comentário