Ciabatta

A ciabatta é um pão típico italiano preparado com algum tempo, paciência e muito azeite, para criar aquelas maravilhosas bolhas de ar e dar ao pão um sabor característico maravilhoso. É bastante crocante por fora e muito macio por dentro, pois as suas bolhas ajudam a massa a expandir e tornar o pão suave e delicado.


Este pão é melhor quente, mergulhado no azeite, com 
patés como o que sirvo nestas fotos (nosso Paté de "Grãotum"), com uma simples salada, com azeitonas ou apenas barrado com manteiga.



Os ingredientes e os passos para se preparar este pão são bastante simples, nada complicado, apesar do tempo que empregamos, mas vale muito a pena fazer. Experimentem!

 

INGREDIENTES (para 5 ciabattas)

- 400g de farinha de trigo;

- 5g de fermento seco (em pó) para padeiro;

- 300ml de água;

- 3 colheres de sopa de azeite (tente usar um azeite de boa qualidade para aprimorar o sabor da sua ciabatta);

- 1 colher de sobremesa de sal.




Comece por misturar a farinha e o sal numa taça pequena e reserve.

 

Num copo alto adicione o fermento e em seguida a água, mexa até que o fermento se dissolva. Faça um buraco no meio da farinha, na taça grande, e acrescente a mistura de água e fermento. Misture tudo com uma colher de silicone ou de pau e seguidamente com as mãos, até obter uma massa que fica completamente agarrada aos dedos.



Numa outra taça grande, coloque o azeite e transfira, com a ajuda de uma colher de silicone, a massa pegajosa lá para dentro.




Cubra a taça com película plástica para cozinha e deixe repousar durante 1 hora. Após 1 hora, dobre delicadamente a massa duas vezes. Cubra a taça novamente e deixe repousar por mais 1 hora. Agora repita estes passos por mais duas vezes, com o intervalo sempre de 1 hora, e vá adicionando um pouco mais de azeite antes de deixar a massa repousar, caso seja necessário, para que não fique demasiado agarrado à taça.




 

Quase finalizado o ciclo de repouso, a massa deverá ter crescido bem e ter bolhas.

 



Polvilhe bem uma superfície de trabalho com farinha.

 

Transfira a massa para a superfície de trabalho polvilhada com farinha. Tome muito cuidado para não danificar as bolhas de ar.




Divida a massa em 5 porções iguais utilizando uma faca afiada ou um raspador de metal. Caso queira ser mais exato, pese cada porção e retire ou adicione massa das porções até estarem todas com o mesmo peso.




Esfregue um pouco de farinha nas mãos para poder moldar grosseiramente cada porção de massa na forma de um “chinelo”. Passe cada ciabatta por farinha.

 

Disponha as ciabattas num tabuleiro forrado com papel vegetal, ligeiramente afastadas uma das outras, e deixe repousar durante 10 minutos.




Pré-aqueça o forno a 240ºC e leve as ciabattas para cozer, na prateleira do meio, durante 15 minutos, ou até ficarem com um tom castanho-dourado.

 

Para verificar se as ciabattas estão devidamente cozidas, vire-as ao contrário e toque na parte de baixo – deverá fazer um som oco. Caso não estejam ainda cozidas, volte a metê-las no forno por mais alguns minutos. Caso já estejam cozidas, retire-as do forno e deixe-as arrefecer numa grelha.

 

Bom apetite!







 

Comentários