Gnudi de Tofu e Espinafre

O gnudi é um prato do norte da Itália que lembra muito o famoso gnocchi, porém é de textura mais leve, pois sua base não é a batata. 

Nesta receita vegana o gnudi é feito com tofu ao invés da original ricota, mas posso garantir que o resultado é surpreendentemente divino, delicado e elegante. Façam e vão ver que irão querer transformar o gnudi no vosso prato surpresa para impressionar os amigos.

Experimentem!




INGREDIENTES

- 800g de tofu firme;

- 300g de folhas de espinafre frescas;

- 2 dentes de alho esmagados e picados;

- 1 colher de sopa de noz moscada moída;

- 2 colheres de chá de levedura de cerveja;

- farinha integral q.b. para envolver os gnudis;

- sal e pimenta-preta acabada de moer a gosto;

Molho de Tomate para servir (ou outro molho de sua preferência).




Numa frigideira junte um fio de azeite e adicione os dentes de alho. Quando o alho começar a dourar acrescente as folhas de espinafres, tempere com sal e pimenta-preta a gosto e deixe refogar por 3 minutos, mexendo para ajudar os espinafres murcharem. Desligue o fogo e escorra toda a água do espinafre, até estar o mais enxuto possível. Numa tábua de cozinha ou num robot pique bem o espinafre. Reserve.






Desfaça o tofu com as mãos para uma frigideira anti-aderente e leve ao lume médio-baixo, sem nenhum condimento, por alguns minutos, apenas para secar o tofu.


Num robot de cozinha ou numa taça grande junte o espinafre e o tofu, acrescente a levedura de cerveja e a noz moscada e tempere com sal e pimenta-preta a gosto. No robot de cozinha pique tudo, até formar uma massa compacta. Se optou por utilizar uma taça grande, com as mãos, esmague tudo e misture bem até formar uma massa compacta. 





De seguida, retire pequenas porções de massa e, com as mãos, faça pequenas bolinhas do tamanho de bolas de golfe e compacte-as bem forte. Deite a farinha sobre uma forma grande e transfira as bolas formadas para esta forma e passe pela farinha. Reserve.




Leve ao lume médio-alto uma caçarola com um pouco de água e sal. Assim que levantar fervura deite, de forma delicada, algumas bolinhas, poucas por cada vez, para dentro da caçarola e deixe cozer por pelo menos 2 minutos cada. 

Com o auxilio de uma escumadeira, retire as bolinhas da água e transfira para um escorredor de massa e depois disponha-nas numa travessa funda, umas ao lado das outras. Repita este processo por diversas vezes, até todas as bolinhas estarem cozidas.


Deite por cima o molho de tomate, ou outro molho de sua preferência (poderá ser molho branco ou molho de manteiga vegetal com sálvia frita – leve ao lume uma frigideira com 300g de manteiga vegetal e 15 folhas de sálvia frescas, deixe fritar por alguns minutos, poucos, e deite por cima do gnudi) e sirva de imediato.

 

Bom apetite!







Comentários