Lanchinhos Energéticos e Protéicos

Naqueles momentos em que fazemos uma pausa para comer algo ou beber um café, geralmente optamos por uma bolachinha ou outra, por vezes, acompanhadas por uma peça de fruta. Mas estas tais bolachinhas nunca são ideais para nos garantir energia e força para o restante da nossa longa jornada. Ao contrário, são doces ou insossas, feitas sempre com muita farinha, açucares refinados, químicos etc. que acabam sim por nos saciar aquele instante de fome, mas não são nada úteis ao nosso organismo.

Estes nossos Lanchinhos Energéticos e Protéicos são excelentes para o nosso organismo e portanto perfeitos para o momento de pausa. 



São caseiros, naturais e com ingredientes de nossa escolha, que garantem energia e proteína para o nosso dia a dia. Podem optar por alterar ou inserir um ou outro ingrediente do vosso agrado ou mesmo aumentar ou diminuir a quantidade de xarope aqui utilizado. Duram no frigorifico, em recipiente hermético, 1 semana.

Não deixem de fazer e vão ver que é simples, fácil e prático ter estes lanchinhos para o dia a dia.  

Experimentem!

BARRAS DE TÂMARA, CHOCOLATE PRETO & MIX DE FRUTOS SECOS




BOLINHAS DE AMEIXA SECA & TÂMARAS


INGREDIENTES 

BARRAS DE TÂMARA, CHOCOLATE PRETO & MIX DE FRUTOS SECOS
- 55g de chocolate preto vegan 85%;

- 100g de aveia integral grossa;

- 90g de mix (caju, amêndoas e amendoins torrados e arandos desidratados – ou uvas passas);

- 80g de tâmaras sem caroço, demolhadas em água quente durante 15 minutos;

- 30g de coco ralado;

- 20ml de xarope de Acer (ou de malte de arroz);

- 10ml de leite vegetal;

- 2 colheres de sopa rasa de óleo de coco;

- 1 colher de chá de canela em pó.



Com a ajuda de uma faca afiada, corte o chocolate em pedaços pequenos, não se importando se acaso esfarelar, o que é ainda melhor. 




Triture, num robot de cozinha ou processador, o mix de frutos secos até estarem granulados. Atenção para não esfarelar em demasia porque queremos os  frutos secos em pedaços para tornar nossa barra crocante.




Escorra as tâmaras e esprema-as levemente para retirar a água em excesso. 

Junte as tâmaras e o xarope de ácer num robot de cozinha ou processador e triture até obter uma pasta de textura densa uniforme. 




Numa taça grande junte a aveia, o chocolate picado, o mix de frutos secos, o coco ralado, o óleo de coco, o leite e a canela em pó. 

Misture tudo e adicione a pasta de tâmaras. Com as mãos, misture e amasse todos os ingredientes até obter uma mistura granulosa e um pouco húmida. 

Deverá obter uma massa um pouco enrijecida, não muito mole. Caso isto aconteça acrescente um pouco mais de aveia. 

 

Forre o fundo de uma forma retangular com película aderente. Deite a mistura, cubra com a película e prense firmemente com as mãos, até estar bem espalhada e compactada, com uma altura de aproximadamente 2 – 3cm. 




Coloque a mistura no congelador durante cerca de 30 minutos, para que fique um pouco mais rija antes de cortar. 

Retire do congelador e corte em barras do tamanho que desejar. 

Sobreponha-nas umas às outras, separadas por papel vegetal, e guarde-as em caixas herméticas no frigorifico.




BOLINHAS DE AMEIXA SECA & TÂMARAS

- 60g de tâmaras sem caroço, demolhadas em água quente durante 15 minutos;

- 1 colher de sopa de xarope de Acer (ou de malte de arroz);

- 1 colher de sopa de sementes de goji;

- 10 ameixas secas sem caroço;

- 30g de coco ralado (mais um pouco para envolver as bolinhas);

- 1 colher de sopa de óleo de coco;

- 1 colher de chá de canela em pó;

- raspas de 1 limão;

- 30g de amêndoas laminadas.



Escorra as tâmaras e esprema-as levemente, para retirar a água em excesso. Junte as tâmaras o xarope de ácer e as sementes de goji num robot de cozinha ou processador e tritura até obter uma pasta de textura densa uniforme. 



Adicione as ameixas, o coco ralado, o óleo de coco, a canela, as raspas do limão e as amêndoas e triture, numa velocidade mais baixa, ou em pulsos, até tudo estar bem envolvido e transformado numa pasta homogénea e densa. Transfira para um prato. 




Besunte um pouco as mãos com óleo de coco, para facilitar o manuseio da pasta. Molde bolinhas pequenas, do tamanho de uma bola de golfe, e passe-as por coco ralado ou, se preferir, por canela. 

Guarde-as em uma caixa hermética no frigorífico e vá retirando de vez em quando uma bolinha para matar a vontade de doces…




Comentários