Sabem quando temos que levar almoço para o trabalho e muitas vezes nos apetece algo leve e diferente? Pois, estas tarteletes são ideais. Leves, nutritivas e com alguma proteína, devido ao tofu, que nesta tartelete tem um sabor bem delicado. Podem ser acompanhadas de uma salada simples, seguido de um belo prato de sopa, ou mesmo sozinhas, num lanche. Quentes ou à temperatura ambiente, estas tarteletes são divinas!
INGREDIENTES
PARA AS TARTELETES
Forminhas pequenas de 10cm de diâmetro interno.
Caso não tenham este tipo de forma poderão fazer, com esta receita, uma tarte grande e, neste caso, poderão utilizar uma forma desmontável de 26-28cm de diâmetro. Ou poderão ainda fazer mini-tarteletes, com forminhas próprias para empadas, quando a quantidade de massa e de forminhas são diferentes:
- Para as formas de 10cm de diâmetro, sugiro que, para cada uma, utilizem aproximadamente 70g de massa, para um total de 9 formas.
- Caso optem por forminhas de empada, sugiro que utilizem, para cada uma, aproximadamente 45g, num total de 14 forminhas.
* De referir que a quantidade de forminhas aqui sugeridas tem em conta a quantidade/peso de massa final que obtive com as quantidades de ingredientes aqui propostos.
PARA A MASSA
- 400g de farinha de trigo;
- 110g de óleo de girassol;
- 150g de água;
- 10g de sal (2 colheres de chá).
PARA O RECHEIO
- 1 cebola grande finamente picada;
- 3 dentes de alho esmagados e picados;
- 2 cenouras medias descascadas e cortadas aos cubos pequenos;
- 3 tomates-chucha maduros, sem pele, cortados aos bocados;
- 200g de ervilhas congeladas;
- 220g de palmito (1 lata de 400g) cortado aos cubos pequenos;
- 200g de tofu firme;
- 1 mão cheia de folhas de salsa (sem os talos) picadas;
- ½ pimento verde cortado aos bocados pequenos;
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate dissolvidas em 20ml de água;
- 1 colher de chá de paprika doce;
- sal e pimenta-preta acabada de moer q.b.
- 1 malagueta, sem sementes, finamente picada (opcional).
Numa wok ou numa frigideira, deite um fio de óleo e acrescente a cebola e os alhos para alourarem, em fogo medio baixo. Junte o pimento, a malagueta e a paprika e deixe refogar por 2 minutos. Adicione os tomates-chucha e as cenouras, tempere com um pouco de sal e pimenta preta, mexa bem e deixe refogar por 3 minutos.
De seguida desfaça o tofu com os dedos, esfarelando, e junte com as ervilhas e o palmito, envolvendo tudo. Acrescente um pouco mais de sal, junte a salsa e deixe refogar por mais 3 minutos. Por fim, junte o molho de tomate dissolvido em água, retifique o sal e a pimenta e deixe finalizar em fogo baixo por 5 minutos, mexendo sempre para não queimar. Desligue e deixe esfriar por completo.
Unte com um pouco de óleo cada forma. Retire a massa do frigorifico e, numa superfície de trabalho, vá cortando a massa com o peso necessário para o tipo de forma que está a utilizar, conforme indicação acima.
Com a ajuda de um rolo, abra a massa como se estivesse a trabalhar a base para uma pizza, e tente deixar com uma espessura de 3 mm, aproximadamente. Transporte a massa para a forminha e, com os dedos, delicadamente, aconchegue a massa no fundo e laterais. Preencha o centro com o recheio, já resfriado, até uma altura de um pouco mais da metade da forminha. Tente fechar as tarteletes com a massa sobrante das laterais e deixe um pequeno buraco de massa no meio, para o recheio poder cozinhar melhor.
Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 35–40 minutos, até estarem ligeiramente douradas. Retire do forno e espere um pouco para desenformar.
Meta-as numa grelha de resfriamento e sirva as tarteletes quentes ou à temperatura ambiente.
Bom apetite!
Comentários
Enviar um comentário