Esta é uma adaptação vegana que resultou muito bem. Cá por casa ficaram todos deliciados com a consistência deste pudim. O sabor a chocolate com um trago de fundo a tangerina, misturados com os frutos secos, fazem com que esta seja uma sobremesa perfeita para os almoços de domingo, nos quais podemos pecar sem qualquer culpa.
INGREDIENTES
PARA A COBERTURA
- 100g de chocolate 85% de cacau culinário vegano;
- 2 colheres de sopa cheia de manteiga vegetal;
- 30g de açúcar para cobertura (açúcar fino);
- 2 colheres de sopa de leite vegetal.
PARA O PUDIM DE CHOCOLATE
- 225g de farinha de trigo;
- 3 colheres de sopa de cacau em pó;
- 100g de mix de frutos secos bem picados;
- raspas de 2 tangerinas pequenas ou 1 grande;
- 80g de açucar mascavado;
- 120g de manteiga vegetal amolecida;
- 1 "ovo" de linhaça (1 colher de sopa de sementes de linhaça dourada moída + 3 colheres de sopa de água);
- 150ml de leite vegetal.
Misture (numa batedeira misturadora ou à mão) a farinha, o cacau em pó, o açúcar, a manteiga e as raspas da tangerina. Adicione o "ovo" de linhaça e o leite e misture bem. Junte os frutos secos picados e envolva-os bem na massa.
Unte uma forma de pudim pequena. Numa taça de ir ao micro-ondas junte o chocolate, a manteiga e o leite, leve tudo a uma potência máxima por 30 segundos para derreter. Retire do micro-ondas e misture bem, com uma colher de pau ou de silicone, até o chocolate estar derretido por completo. Caso seja necessário leve ao micro-ondas novamente por mais 15 segundos. Acrescente o açúcar e misture até estar bem envolvido com o chocolate derretido. Transfira o chocolate para a forma de pudim e deixe esfriar um pouco.
Por cima da calda de chocolate ponha a massa do pudim, com cuidado para que não se misturem.
Cubra a forma com papel encerado ou pano atado com cordel ou papel alumínio, bem apertado à superfície lateral da forma, para que não entre água aquando da cozedura.
Deixe levantar fervura, coza durante 1h30minutos, juntando água a ferver se necessário. Não deixe ferver em seco e nem deixe a água parar de ferver.
Desligue o fogo e deixe a água esfriar um pouco.
Retire a forma da panela e deixe que o pudim esfrie por alguns minutos antes de desenformar.
Sirva quente ou à temperatura ambiente.
Comentários
Enviar um comentário