Este é um prato de tradição italiana que gosto muito, um dos meus preferidos. Feito com poucos ingredientes, é muito simples de se fazer e bastante económico. Porém, a combinação do grão-de-bico com a massa faz com que este seja um prato muito rico em termos nutricionais, pois é uma grande fonte de energia, rico em fibras, proteínas e carboidratos. Para além de que é um prato muito saboroso e confortante, que enche o coração, a mente, o corpo e a alma. Não há tristeza que perdure com um bom prato de massa com grão-de-bico.
- 380g de massa curta (capelletti, farfalle, casarecce, fusilli, Mafalda corta, rigatoni, cotovelo, radiatori etc.);
- 2 latas pequenas de grão-de-bico cozido, incluindo o líquido (aproximadamente 800g) – ou grão-de-bico cozido em casa e, neste caso, utilize 520g de grão-de-bico escorrido;
- 3 dentes de alho amassado e picado;
- 1 ramo de alecrim - pique ¾ das folhas do ramo, e guarde as restantes para guarnecer no final;
- 1 malagueta, sem sementes, finamente picada;
- 3 colheres de sopa cheia de molho de tomate, dissolvido em 150ml de água;
- água quente q.b.
- sal e pimenta-preta acaba de moer q.b.
Leve ao lume medio uma caçarola grande, com um fio de azeite. Junte o alho, a malagueta e o alecrim picado e deixe refogar por 2 minutos. Acrescente o grão-de-bico com o respetivo liquido e o molho de tomate. Tempere com um pouco de sal e pimenta-preta, acrescente 200ml de água e deixe cozer por cerca de 5 minutos.
Com uma concha retire 3 “colheradas” de grão, incluindo a água, para um copo alto ou um copo de liquidificador. Com uma varinha magica ou a liquidificadora desfaça tudo até obter uma pasta homogénea e lisa.
Transfira esta pasta para a caçarola e mexa para envolver tudo. Acrescente aproximadamente 400ml de água e deixe levantar fervura. Assim que a água começar a ferver adicione a massa e deixe cozer até estar al dente (ver o tempo indicado pelo fabricante na respetiva embalagem), mexendo sempre para não grudar no fundo. Vá acrescentando água, aos poucos, para que o molho não fique demasiado grosso e a massa possa cozer (mantenha a massa sempre coberta com água). Ajuste os temperos, adicione o alecrim restante e envolva tudo. Adicione mais água caso prefira um molho mais aguado, como uma sopa mais liquida.
Desligue o fogo, tape e deixe a massa descansar por 3 minutos antes de servir.
Bom apetite!
Comentários
Enviar um comentário