Torta de Legumes com Massa de Liquidificadora

Hoje estava sem muita vontade de elaborar pratos na cozinha, além do que havia algumas sobras de legumes no frigorifico, que já precisavam ser utilizados. Então lembrei-me das tortas de liquidificador, que são praticas e deliciosas. Comíamos muito na minha infância e são muito comuns no Brasil. Porém, tive que adaptá-la para uma versão vegana e, acreditem, ficou tão deliciosa e fantástica tal qual as que eu comia quando era pequena. 



Esta torta é excelente para comer fria no lanche da tarde, no pequeno almoço, em picnics, na praia, no trabalho ou mesmo quentes, no jantar ou no almaço, servida com uma simples salada e um arroz branco solto. A massa é bastante simples de se fazer e o recheio pode ser muito eclético, tem-se total liberdade para escolher, sem preocupação de pensar se um legume combina ou não com uma outra verdura qualquer. Na verdade esta torta é excelente para utilizarmos todos aqueles legumes já a ficar velhos dentro do frigorífico. Fica igualmente deliciosa.

Experimentem!

 

INGREDIENTES


MASSA

- 300g de farinha de trigo branca (podem fazer metade desta quantidade de farinha branca e a outra metade com farinha integral. Também, para os celíacos, podem utilizar farinha de grã-de-bico, de arroz ou outra qualquer que já estejam habituados);

- 400ml de água fria;

- 100ml de azeite (ou óleo vegetal);

- 1 dente de aho;

- 1 colher de chá de paprika (opcional);

- sal e pimenta preta q.b.




RECHEIO

Como já referi anteriormente, o recheio poderá ser feito conforme a sua escolha, porém deixo aqui uma dica do recheio que utilizei na minha torta para dar-vos uma ideia de uma forma de se fazer.

 

- 250g de cogumelos marrom finamente fatiados;

- 100g de brócolos Bimi (cortados e apenas branqueados em água fervente, com sal, por 3 minutos, e escorridos em água fria);

- 1 cebola finamente fatiada;

- 150g de tomate cherry cortados ao meio (no sentido longitudinal);

- 1 mão cheia de folhas de coentros e salsa, juntos;

- algumas folhas de manjericão;

- 1 lata pequena de milho cozido (pode optar por azeitonas cortadas e, neste caso, utilize apenas 3 colheres de sopa);

- sal e pimenta preta q.g.




Podem, ainda, acrescer de folhas de espinafres, couve, cenoura ralada, ervilhas etc.

 

Leve ao lume uma frigideira com um fio de azeite e junte os cogumelos laminados. Tempere com sal e pimenta preta a gosto e deixe-os grelhar por alguns minutos, até perderem toda a água. Desligue o fogo, transfira-os para um prato e deixe esfriar.

 

Prepare a massa. 

Numa liquidificadora junte a água, o azeite, o alho, os temperos e, por fim, acrescente a farinha. Bata tudo até obter uma massa lisa e homogénea. A espessura da massa deverá se parecer com a daquela para panquecas, não muito grossa e também nada liquida, mas sim uma massa bastante grossa. Caso seja necessário acrescente mais farinha se ficar muito liquida ou mais água caso fique extremamente espessa e não consiga bater.




Unte uma forma de ir ao forno (pode ser quadrada, retangular ou redonda) e deite 1/3 da massa. 




Sobre a massa distribua, de modo uniforme, os brócolos, tempere com um pouco de sal e pimenta. Acrescente os cogumelos, distribuindo-os por toda a forma. Junte a cebola fatiada, o milho e salpique com as folhas de salsa e coentros. 





Acrescente outro 1/3 da massa por cima dos ingredientes e espalhe bem, agitando a forma para evitar bolhas. Adicione o tomate, as folhas de manjericão e uma pitada de sal, cubra tudo com a restante massa. 





Não fique preocupada se acaso a massa não cobrir todo o recheio, afinal, quanto mais irregular (recheio / ingredientes) mais bonita fica a torta.

Leve ao forno 200ºC por cerca de 40 minutos ou até a massa estar cozida por dentro. Tire do forno e deixe esfriar antes de servir.

 

Bom apetite!




 

Comentários