INGREDIENTES
MASSA
- 80g de farinha de trigo
- 80g de flocos de aveia;
- 80g de manteiga vegetal;
- 80g de miolo de amêndoas picado ou palitado;
- 80g de açúcar mascavado;
- 1 colher de sobremesa de fermento;
- 2 colheres de sopa de água.
RECHEIO
- 10 figos doces pequenos (aproximadamente 500g);
- 200ml de leite vegetal;
- 200ml de creme culinário à base de arroz (ou creme culinário de soja);
- 1 iogurte natural de soja;
- 2g de ágar-agar;
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavado.
Numa taça grande junte farinha, flocos de aveia, miolos de amêndoas, açúcar e fermento. Acrescente a manteiga fria e com a ajuda dos dedos misture tudo até obter uma massa esfarelada, em forma de migalhas grandes de pão. Adicione a água e misture tudo novamente até a massa absorver toda a água. Transfira a massa para uma tarteira untada e, com as mãos, compacte-a bem no fundo da tarteira até ficar lisa e homogénea. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 12 a 15 minutos. Ter em atenção para não cozer demasiado pois poderá se tornar muito seca e dura. Retire do forno e deixe esfriar.
Corte 8 figos e, com a ajuda de uma colher de chá, retire a polpa de cada um deles e transfira para uma taça. Misture com um garfo para que a polpa fique bem desfeita. Reserve.
Corte os restantes figos em fatias finas (com uma faca larga e serrilhada) e reserve.
Numa caçarola pequena adicione o leite, o creme culinário, o açúcar e o ágar-agar. Deixe ferver em lume brando durante 5 minutos, mexendo regularmente. Retire do lume, adicione o iogurte e a polpa de figo, misture bem para obter um creme homogéneo. Deite de imediato na tarteira, sobre a base, e alise o topo. Adicione delicadamente, as fatias de figo e distribua uniformemente. Leve ao frigorifico durante, pelo menos, 2 horas para solidificar. Desenforme com cuidado antes de servir.
Comentários
Enviar um comentário