Depois de uma semana longa e cansativa, nada melhor que um fim de semana tranquilo, com boa comida e a nossa bebida preferida para relaxar. Super saudáveis e deliciosos, estes pastéis combinam fantasticamente bem como aperitivo num grupo de amigos.
INGREDIENTES
MASSA
- 300g de farinha de trigo branca;
- 300g de farinha integral;
- 150g de óleo de sementes de girassol;
- 210g de água fria;
- sal.
RECHEIO
- 1 cebola finamente picada;
- 3 alhos picados;
- 1 alho francês finamente picado;
- 1 pimenta vermelha (Piri-piri), sem sementes, finamente picada;
- ½ pimento verde finamente fatiado;
- 1 ½ colher de sopa de molho de tomate;
- 90g de abóbora picada;
- 90g de Tofu firme;
- 160g de floretes de couve-flor em pedaços pequenos;
- 80g de tomate cherry cortados ao meio (ou 2 tomates maduros picados);
- 30g de azeitonas verdes picadas;
- 1 colher de chá de páprika fumada;
- ½ colher de chá de cominhos;
- ½ colher de chá de pimenta preta moída;
- 1 colher de chá de açafrão da índia;
- 50ml de água;
- 1 cebolete finamente picado;
- 1 mão cheia de coentros picados frescos;
- sal a gosto.
Preparando o Recheio
Leve uma caçarola grande ao lume e deite um fio de azeite. Acrescente a cebola, o alho, a pimenta vermelha e deixe refogar por 3 minutos. Junte o cominho, o açafrão da índia, a páprika e deixe fritar por alguns segundos. Adicione, mexendo sempre, o pimento verde, o alho francês, o cebolete, o tomate cherry, as folhas de coentros, a abóbora, tempere com um pouco de sal e deixe refogar tudo por 5 minutos.
Com a ajuda dos dedos, desfaça para dentro da caçarola, o tofu e junte as azeitonas. Tempere com mais um pouco de sal e a pimenta preta moída, misture tudo. Adicione a couve-flor, o molho de tomate, a água, mexa tudo, tape a caçarola e baixe o lume. Deixe cozer por 8 minutos, mexendo sempre. Caso seja necessário junte ainda mais uma ou duas colheres de água para não queimar no fudo, mas tenha cuidado para não ficar demasiado aguado.
Ajuste o tempero, desligue o fogo e deixe o recheio esfriar por completo.
Preparando a massa
Numa taça grande adicione as farinhas, a água, o óleo e o sal. Misture tudo muito bem até obter uma massa lisa e homogénea. Faça uma bola grande com a massa, envolva-a em película aderente e deixe descansar por pelo 1 hora em temperatura ambiente (é o tempo do recheio esfriar).
Preparando os pasteis
Abra a massa numa superfície de trabalho com um pouco de farinha e, com a ajuda de um rolo de cozinha, abra-a até ficar bastante fina, com aproximadamente 3 a 4 mm. Com a ajuda de um aro de cozinha, ou mesmo uma taça de cereais do pequeno almoço, corte a massa em círculos com um diâmetro de 14 a 15 cm, cada. Retire as sobras de massa, junte-as novamente até formar outra bola de massa. Abra novamente, sobre a mesma superfície de trabalho, e volte a cortar em círculos. Repita varias vezes este processo até a massa acabar.
Com a ajuda de uma colher de sobremesa ou de chá, encha o centro dos círculos com o recheio já frio.
Agarre um dos lados da circunferência e dobre sobre o recheio até chegar ao outro lado da circunferência. Ajuste direitinho uma extremidade com a outra e faça pressão com os dedos para que fiquem unidas. Tome cuidado para o recheio não sair. O pastel deverá ficar com um formato de meia lua.
Com a ajuda de um garfo, amasse as pontas do pastel, cuidadosamente para não furar a massa, para que o recheio não escape quando da cozedura.
Distribua os pasteis sobre uma forma coberta com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 200º C por 30 a 35 minutos.
Tome cuidado para que não assem demasiados, caso contrario irão ficar muito rijos. Deverá ir vendo se a massa já está cozida e crocante durante o tempo que esta no forno, com cuidado para não queimar-se.
Retire os pasteis do forno e deixe-os esfriar sobre uma grelha de resfriamento antes de servir.
Sirva com um molho picante da vossa preferência, divida-os com os amigos e sejam felizes!
Comentários
Enviar um comentário