Tarte Cremosa de Tofu com Brócolos, Guarnecida com Cebola Caramelizada

Para aqueles dias em que nos apetece apenas um jantar leve, simples, diferente, nutritivo e muito saboroso, sugiro a preparação desta tarte. 

Acompanhada de uma simples salada, ou de uma sopa de legumes como entrada, ou ainda, de uma ou duas colheradas de arroz branco, esta tarte é uma excelente opção. É deliciosa comê-la quente, acabada de sair do forno, como fria, no dia seguinte, continua sempre muito saborosa. 

 

A sua confeção é bastante simples e fácil, até para os que não acreditam serem grandes cozinheiros, fazer esta tarte vai ser uma excelente surpresa. Porém, o tempo desprendido, da preparação da tarte até ao fim do seu cozimento, é cerca de 1 hora e 20 minutos, por isso devem prepará-la com alguma antecedência. 

 

Mas vai valer e muito a pena, acreditem!

 



INGREDIENTES

 

MASSA

- 300g de farinha integral (caso queiram uma massa menos intensa, poderão dividir esta quantidade em 150g de farinha integral e 150g de farinha de trigo branca);

- 150ml de óleo de sementes de girassol;

- 210ml de água fria;

- 1 colher de chá de sal fino.

 

RECHEIO

- 230g de brócolos já lavados e cortados em floretes (dispense o talo grande – guarde-o para a preparação de uma sopa de legumes, por exemplo);

- 400g de Tofu firme;

- 60g de farinha de grão-de-bico;

- 130ml de caldo de legumes (utilize ½ cubo de caldo vegetal biológico para esta quantidade);

- 2 colheres de sopa de óleo de coco derretido (pode optar por utilizar azeite virgem, caso não tenham óleo de coco);

- 2 dentes de alho;

- 1 colher de chá de mostarda do tipo Dijon;

- 2 colheres de sopa de levedura nutricional;

- 1 colher de chá de sal;

- 1 cebolete fatiado;

- pimenta preta acabada de moer q.b.

 

CEBOLA CARAMELIZADA

- 4 cebolas grandes fatiadas, da raiz até ao topo, não muito finamente, para evitar que a cebola se queime durante o processo de caramelização);

- 4 colheres de sopa de azeite;

- 2 colheres de chá de sal marinho e pimenta preta acabada de moer a gosto;

- 1 colher de chá de açúcar mascavado;

- um fio de vinagre balsâmico (ou outro que tenham em casa).



Comecem por preparar a massa.

Numa taça grande junte todos os ingredientes: farinha, água, óleo e sal. Com uma colher misture tudo até estar bem combinado e, com as mãos, amasse por alguns minutos, até obter uma massa compacta e lisa. Embrulhe com um pedaço de película aderente e leve ao frigorifico até o momento de ser utilizada.

 

Coza os brócolos, em água fervente salgada, por 5 minutos. Escorra e passe-os por água fria.

 

Coloque todos os ingredientes do recheio, incluindo os brócolos já bringidos, numa liquidificadora ou num processador e triture até obter uma pasta homogénea. Caso seja necessário, pare de vez em quando para ajustar os ingredientes na liquidificadora, com o auxílio de uma colher. Transfira esta pasta para uma tigela grande, ajuste os temperos e reserve.



Para as cebolas caramelizadas, cubra a base de uma frigideira larga com o azeite e coloque as cebolas fatiadas. Acrescente o sal, a pimenta e o açúcar, mexa tudo para envolver as cebolas no azeite e nos temperos. Cozinhe em lume médio brando durante 15 – 20 minutos, mexendo regularmente, até que as cebolas reduzam para a metade dos volume inicial e adquiram uma cor acastanhada. No final, regue a frigideira com o fio de vinagre e deixe cozer por mais 3 minutos, até o vinagre evaporar por completo. Isto ajudará a soltar o açúcar caramelizado do fundo da frigideira.


 

Retire do lume e deixe arrefecer durante uns minutos. Depois de ligeiramente arrefecido, junte as cebolas e o cebolete fatiado à tigela com o recheio e envolva tudo. Reserve.

 

Retire a massa do frigorifico e disponha sobre uma superfície de trabalho. Com a ajuda de um rolo de cozinha abra a massa num formato circular, de forma grosseira, até obter uma espessura de cerca de 3mm. Forre uma forma circular, ou uma tarteira, de 24cm com a massa, deixando as sobras da massa para fora.



 

Transfira o recheio com as cebolas caramelizadas para a forma forrada com a massa e vire as pontas de massa sobrante para cima do recheio, de modo a compor a tarte. Não é preciso fechar a tarte por completo com as pontas da massa - deixe ficar o centro da tarte sem massa.



No forno pré-aquecido a 190ºC, coloque a tarte na prateleira abaixo da prateleira do meio, para cozer melhor a base da massa. Cozinhe durante 40 – 45 minutos, até a massa estar dourada e o recheio cozido.  

 

Retire do forno, espere alguns minutos esfriar e desenforme a tarte. Sirva de seguida.

 

Bom apetite!




Comentários