Este recheio é um clássico da cozinha italiana. Geralmente utiliza-se para rechear massas como conchiglione e cannellonis entre outras.
A combinação destes ingredientes dá ao prato um sabor doce, delicado e muito delicioso, que combina tanto com molho branco quanto vermelho.
A diferença do recheio desta minha Massa Filo é que a ricotta aqui utilizada é uma Ricotta Vegana, que é bastante nutritiva, muito saborosa e diria até que com um sabor levemente mais agradável.
Este prato é simples e fácil de fazer e num instante terão uma excelente entrada para um jantar com amigos ou familiares ou mesmo para servir de jantar ou almoço, seguido de um prato de sopa de legumes e acompanhado com uma bela salada simples verde.
Experimentem!
INGREDIENTES
- 4 quadrados de folhas de massa filo de 30x30cm cada;
- 350g de abóbora cortada aos cubos (sem sementes e sem casca);
- 1 colher de sopa de alecrim fresco;
- 3 + 2 colheres de sopa de azeite;
- 2 colheres de sopa de margarina vegetal derretida;
- 170g de folhas de espinafres já lavados;
- 1 dente de alho esmagado e picado;
- 5 a 6 colheres de sopa de ricotta vegana;
- sal marinho e pimenta preta acabada de moer a gosto.
Disponha os cubos de abóbora sobre uma forma coberta com papel vegetal. Tempere com sal marinho e pimenta preta acabada e moer a gosto e acrescente o alecrim. Junte as 3 colheres de sopa de azeite, misture tudo muito bem até todos os lados da abóbora estarem envolvidos no tempero e azeite.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 45 minutos. A cada 15 minutos, retire a forma do forno, misture tudo novamente com uma colher e volte ao forno. O tempo de cozimento vai variar de acordo com o tamanho dos cubos; vá provando para garantir que os cubos fiquem macios.
Assim que estiverem prontos, retire do forno e, com a ajuda de um garfo ou de um amassador de batatas, transforme os cubos em um puré. Reserve.
Leve ao lume uma frigideira com o restante azeite e o alho. Assim que o alho começar a estalar junte as folhas de espinafres e tempere com um pouco de sal marinho. Deixe as folhas murcharem e refogue por alguns instantes (3 a 4 minutos). Retire do lume e, com uma espátula, esprema de leve os espinafres para lhes retirar um pouco da água. Escorra e reserve.
Numa superfície de trabalho, disponha um pedaço de carta de forno (ou papel vegetal) e pincele com um pouco de margarina vegetal derretida. Coloque por cima uma folha de massa filo, com muito cuidado para não se romper (caso as folhas sejam maiores, corte-as até que fiquem com o tamanho desejado). Pincele com a margarina vegetal, a folha de massa filo e coloque outra por cima, repetindo este procedimento até ter terminado as 4 folhas.
Espalhe o puré de abóbora sobre a última massa filo, formando um retângulo de 15x30cm, a partir do centro da massa, deixando 7,5cm de espessura sem recheio de dois dos lados. Salpique os espinafres sobre toda a camada do puré de abobora, até não restar nenhuma folha. Por cima dos espinafres, adicione algumas colheradas de ricotta a gosto, espalhando por todo o recheio (estão à vontade para abusar da ricotta!).
Comentários
Enviar um comentário