Cappelletti Com Molho de Abóbora, Tomate-Cherry e Espinafre

Uma massa fácil, rápida, gostosa e muito nutritiva! A abóbora cozida com os tomates-cherry criam um molho delicioso, com sabor delicado e textura cremosa. Os espinafres acrescentam cor, vivacidade e muita nutrição. 

Gosto deste molho especialmente com este tipo de massa, pois o cappelletti permite que o molho fique dentro da massa, tornando-a mais suculenta.

Experimentem!




 

INGREDIENTES

- 500g de massa do tipo cappelletti (ou fusilli);

- 650g de abóbora;

- 500g de tomate-cherry em rama;

- 150g de folhas de espinafres já lavadas;

- 2 dentes de alho, esmagados e picados;

- 1 colher de sopa de alecrim fresco picado;

- 1 colher de chá de páprika;

- 100ml de água;

- sal e pimenta preta acabada de moer q.b.

 


Retire a casca e as sementes da abóbora e corte-a em cubos pequenos. Lave os tomates-cherry, mas não os corte.

 

Leve ao lume médio-alto uma wok, ou uma frigideira funda com tampa, adicione um fio de azeite e acrescente os alhos e o alecrim picados. Assim que o alho começar a estalar junte os tomates-cherry, baixe o lume para médio, tape a wok e deixe fritar por 4 minutos, até as respetivas peles abrirem e os tomates tornarem-se mais macios. Junte então os cubos de abóbora e a páprika, tempere com sal e pimenta preta acabada de moer e deixe refogar tudo por 3 minutos. Acrescente a água, mexa bem, tape novamente a wok, baixe o lume para médio-baixo e deixe cozer por 15 minutos.



Entretanto, leve ao lume um tacho com bastante água e sal para ferver e coza a massa de acordo com as instruções do fornecedor.      

 

Após 15 minutos, com uma varinha mágica ou numa liquidificadora, triture tudo até obter um molho bastante liso e homogéneo. Caso tenha utilizado uma liquidificadora para triturar o molho, volte a metê-lo na wok novamente e deixe levantar fervura. Adicione as folhas de espinafres, ajuste os temperos e espere até que os espinafres murchem. Desligue o lume para que os espinafres não fiquem demasiado cozidos e moles.

 

Assim que a massa estiver cozida, escorra (reserve uma chávena de água da cozedura), junte ao molho e envolva tudo delicadamente. Caso o molho fique muito denso misture um pouco da água da cozedura reservada, apenas até obter a vossa consistência desejada. Eu gosto de molho mais denso.

 

Sirva de imediato e bom apetite!




 

Comentários