Excelente escolha para o verão, esta torta é fresca e deliciosa!
Ideal para a época das tangerinas que conferem a esta torta um toque de requinte e um aroma espetacular. Vale muito a pena fazer.
Experimentem e não se vão arrepender!
INGREDINTES
- 500g de abóbora menina;
- 3 tangerinas (sumo e raspas);
- 1 pau de canela;
- 120g de açúcar mascavado;
- 180g de farinha branca;
- 20g de óleo girassol;
- 1 colher de sopa de linhaça (opcional);
- 1 colher de chá de canela em pó;
- ½ colher de chá de gengibre em pó;
- 1 colher de sobremesa de fermento;
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
- 1 pitada de sal;
- 2 tangerinas, finamente fatiadas, para enfeitar.
O labrador Pudim enlouqueceu com o perfume!
Descasque a abóbora e corte-a em cubos pequenos. Raspe as tangerinas e esprema seu sumo. Leve ao lume um tacho com os cubos da abobora, o pau de canela e o sumo das tangerinas. Deixe cozer durante 30 minutos, mexendo de vez em quando, até estarem bem macios e a se desfazerem. Retire o pau de canela e triture até obter um puré de abobora. Deixe esfriar.
Numa taça, junte o puré de abobora (já resfriado), a farinha, o óleo, o açúcar, a linhaça, o fermento, a canela em pó, o gengibre em pó, a pitada de sal e a raspa das tangerinas, mexendo sempre, com uma espátula ou uma vara de arames, até obter uma massa lisa e homogénea. Caso a massa fique muito liquida acrescente um pouco mais de farinha, até ficar com a textura de uma massa de bolo. Por fim, adicione o bicarbonato de sódio e envolva-o na massa delicadamente.
Transfira a massa para uma tarteira, com cerca de 26 cm de diâmetro, untada com óleo. Alise bem o topo e enfeite com fatias de tangerina. Afunde-as na massa delicadamente com as mãos.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 a 35 minutos ou até o palito de teste sair limpo. Sirva fria.
Bom apetite!
Comentários
Enviar um comentário