Tagliatelle ao Molho "Alfredo"

Aqui está uma massa bastante confortante, simples e preparada com um delicioso Molho “Alfredo” Vegano. É ideal para saborearmos a dois, num jantar romântico, com uma ou duas taças do melhor vinho.

Este molho é preparado com castanha de caju, cogumelos salteados, ervilhas tenras e é misturado com um ingrediente secreto que vai marcar toda a diferença no seu sabor. E o melhor é que esta massa se prepara em menos de 30 minutos!

 

Experimentem!


 

INGREDIENTES

- 400g de massa do tipo Tagliatelle;

- 1 cebola fatiada;

- 3 dentes de alho grosseiramente picados;

- 110g de castanha de caju, demolhada durante 6 – 8 horas (pode optar por utilizar sementes de cânhamo e neste caso não é preciso estarem demolhadas);

- 300ml de caldo de legumes quente;

- 2 colheres de sopa de Levedura Nutricional;

- 1 colher de chá de Misô Branco;

- 120g de ervilhas congeladas;

- 150g de cogumelos laminados;

- ¼ de colher de chá de noz-moscada;

- sal e pimenta preta acabada de moer a gosto.



Leve ao lume um tacho grande com bastante água e sal para ferver. Assim que a água levantar fervura coza a massa de acordo com as instruções do fabricante.

 

Enquanto isto, prepare o molho. Salteie a cebola e o alho numa sartã com um fio de azeite, até estrem macios e levemente dourados.

 

Coloque num processador de alimentos, ou numa liquidificadora, a castanha de caju demolhada, a levedura, a cebola e o alho refogados e o misô. Tempere com uma pitada de sal e noz-moscada e comece a triturar, inserindo aos poucos o caldo de legumes. Triture tudo até obter um creme liso e macio (não se preocupem caso o molho não fique totalmente liso - para obterem um melhor resultado o processador deverá ser de alta intensidade). Reserve.

 



Na mesma sartã que utilizou para saltear a cebola e os alhos, adicione um fio de azeite e salteie os cogumelos, até estes perderem a água e estarem macios. Tempere com uma pitada de sal e pimenta preta acabada de moer. Reserve.

 

Quando faltarem 4 minutos para terminar a cozedura da massa, adicione as ervilhas, para que cozam ao mesmo tempo. Escorra a massa, juntamente com as ervilhas, e reserve.

 

Leve a sartã com os cogumelos novamente ao lume baixo e acrescente a massa e as ervilhas escorridas e misture. Aos poucos vá adicionando o creme com castanhas e envolva tudo delicadamente, até estar bem combinado. Desligue o fogo de imediato e sirva de seguida.

 

Bom apetite!




Comentários