O tomate-cherry, preparado a partir da técnica de confitar, é triturado com cajus demolhados, tornando a consistência deste molho aveludada, bastante macia e com um sabor incrivelmente marcante, daqueles que não queremos deixar nenhuma pinga restante no prato.
Aconselho-vos a rasparem o prato com um pedaço de pão no final, salpicado com algumas gotas de azeite a mais.
É IRRESISTÍVEL!!!
Este molho é prático e delicioso, uma forma diferente de comer a sua massa, que pode ser do tipo comprida (spaguetti, tagliatelle, linguine etc.) ou curta (lacinhos, cotovelos, penne etc.).
Experimentem!!!
INGREDIENTES
- 400g de massa a sua escolha (utilizei a massa linguine);
- 350g de mix de tomate-cherry (amarelos, vermelhos e laranjas);
- 1 cebola fatiada grosseiramente;
- 3 dentes de alho esmagados;
- 8 – 10 raminhos de salsa;
- 50ml de azeite;
- 80g de cajus crus demolhados por 6 – 8 horas (se preferir poderá ferver os cajus durante 20 minutos, até estarem macios);
- 1 colher de sopa de molho de tomate;
- 1 colher de chá rasa de sal marinho;
- pimenta preta moída na hora a gosto.
Leve ao forno pré-aquecido a 100ºC durante 35 – 40 minutos, até os tomates-cherry ficarem macios e bastante húmidos (no meio do cozimento, retire o tabuleiro do forno, mexa os tomates-cherry, e volte a mete-lo no forno, para terminar a cozedura).
Retire do forno e passe-os para uma liquidificadora ou processador de alimentos, juntamente com o molho formado, e acrescente ainda os cajus demolhados e o molho de tomate. Triture tudo até obter uma pasta lisa e homogénea. Retifique os temperos. Reserve.
Coza a massa em um tacho com bastante água e sal, de acordo com as instruções do fornecedor.
Escorra a massa e reserve uma chávena de água da cozedura. Transfira a massa para uma travessa e acrescente o molho pesto, envolva delicadamente o molho e a pasta, até estarem bem combinados e, caso considere necessário, adicione um pouco de água da cozedura até obter a consistência desejada, do vosso agrado. Salpique algumas folhas de salsa e sirva de imediato.
Bom apetite!
Comentários
Enviar um comentário