Este pão trançado, feito com massa de pão doce tipo brioche, recheado com doce de framboesa e salpicado com framboesas frescas é surpreendentemente delicioso e lindo. Vai tornar o seu pequeno almoço, ou lanche, num evento totalmente sofisticado e agradável.
A forma do seu trançado, simplicíssimo de fazer, resulta em camadas de massa de brioche e doce de framboesa, fazendo deste um pão diferente e completamente saboroso.
Apesar do doce de framboesa, este pão não é demasiado doce, não se assustem! Possui a quantidade certa de açúcar, uma massa macia e amanteigada e uma cobertura deliciosa, crocante e delicada.
A preparação deste pão requer algum tempo, cerca de 4 horas, entre a preparação, descanso e cozimento. Porém, é tão simples e fácil de fazer, que vão ficar surpreendidos ao verem que NADA PODERIA SER MAIS FÁCIL! Acreditem!
Por isso, arregacem as vossas mangas e preparem este belíssimo pão doce sofisticado para os que mais amam!
INGREDIENTES
- 6g de fermento em pó para padeiro (utilizo o da marca Condy, mas poderá ser também Fermipan, tanto um quanto o outro vendem em qualquer supermercado);
- 30g de açúcar mascavo granulado;
- ½ colher de chá de sal fino (opcional – utilizem apenas se a vossa margarina for sem sal);
- 250ml de leite vegetal levemente aquecido (morno);
- 60g de margarina vegetal derretida;
- 2 “ovos” de linhaça (2 colheres de sopa de linhaça dourada moída + 6 colheres de sopa de água – misture tudo numa chávena e reserve até ao momento de ser utilizado);
- 430g de farinha de trigo branca;
- 240g de doce de framboesa (opte por comprar um doce que contenha a menor adição de açúcar possível por cada 100g de doce);
- 80g de framboesas frescas (caso utilize congelada pese 100g ao invés de 80g).
1 – Numa taça pequena misture o fermento, o açúcar e o leite e deixe descansar por 5 minutos.
2 – Coloque a farinha numa taça grande, faça um buraco no meio e adicione a mistura do fermento.
3 – Com uma colher de silicone, ou de pau, comece a misturar e, aos poucos, vá adicionando a margarina derretida e o “ovo” de linhaça. Misture tudo até estar bem combinado e obter uma bola de massa homogénea. Não se preocupem caso a massa não tenha ficado totalmente lisa e ainda esteja grudenta.
4 – Tape a taça com um prato, ou uma tampa, e deixe repousar por 10 minutos.
5 – Após 10 minutos, puxe uma porção da massa de lado e coloque no meio. Vire ligeiramente a taça e repita este processo com outra porção de massa. Repita mais 8 vezes. Este processo não deverá demorar mais de 10 segundos.
6 – Cubra novamente e deixe repousar durante 10 minutos.
7 – Repita os Passos 5 e 6 duas vezes, e depois o Passo 5 novamente. A massa já deverá apresentar um aspeto liso e macio. Cubra a taça, desta vez, com película aderente e deixe crescer durante 1 hora.
8 – Dê um murro com o punho à massa, para libertar o ar e transfira-a para a superfície de trabalho, salpicada com um pouco de farinha. Forme uma bola com a massa e deixe repousar até ficar maleável – cerca de 5 minutos.
9 – Com o rolo da massa, estenda um retângulo com cerca de 45x30 cm, deixando voltado para si a parte mais larga do retângulo. Caso seja necessário, vá salpicando mais farinha sobre a massa.
10 – Com uma colher espalhe o doce de framboesa sobre todo a massa e espalhe uniformemente.
11 – Enrole a massa começando pelo lado maior, até obter um rolo comprido.
12 – Com uma faca bastante afiada, corte o rolo em duas metades iguais, no sentido comprido. Corte a massa bem, até estarem separadas.
13 – Agarre em uma das parte e coloque-a sobre a outra formando um X. Torça as duas metades formando um trançado, na parte de superior do X e na parte inferir do X. Depois, una as extremidades do X, formando um circulo com a trança.
14 – Unte um tabuleiro de forno. Com bastante cuidado transfira a massa já trançada para um tabuleiro untado (poderá utilizar duas espátulas grandes para isto, ou então com bastante segurança e firmeza agarre a massa e transfira-a rapidamente).
15 – Salpique a trança com as framboesas, pressionando uma ou outra com o dedo para fixar melhor na massa. Cubra a massa com papel alumínio e deixe crescer até obter quase o dobro do tamanho – cerca de 30 a 35 minutos.
16 – Pré-aqueça o forno a 175ºC a 180ºC, dependendo se o seu forno for demasiado forte ou não.
17 – Coloque o tabuleiro no forno, pré-aquecido, e deixe o pão cozer por cerca de 40 a 45 minutos ou até a cobertura obter um castanho-dourado. Para verificar se o pão está cozido, vire-o ao contrário e toque na parte de baixo – deverá ouvir um som oco.
18 – Se não estiver pronto, leve-o novamente ao forno durante mais alguns minutos (faça este procedimento com bastante cuidado para não se queimar!).
Se já estiver pronto, deixe arrefecer numa grelha.
Bom apetite!
Comentários
Enviar um comentário