Não há quem diga que este bolo é vegano.
É super fofo, macio, doce, chocolatoso, extremamente delicioso e lembra aqueles bolos de pastelarias caras, cheios de ingredientes secretos que jamais conseguiríamos descobrir o que os tornam tão magníficos.
Aos amantes de chocolate esta é uma receita ideal e é tão fantasticamente intenso que vão se tornar ainda mais amantes do chocolate, e aos que ainda não o são, vão passar a ser.
Experimentem!
INGREDIENTES
(Para uma forma de 24cm de diâmetro)
PARA A MOUSSE
- 200ml de Aquafaba;
- 200g de chocolate negro vegan (85%) para culinária;
- 1 colher de chá de essência de baunilha;
- 3 colheres de açúcar em pó.
PARA O BOLO (PÃO DE LÓ)
- 290g de farinha de trigo;
- 130g de açúcar mascavado;
- 25g de cacau em pó;
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó para bolo;
- ½ colher de chá de bicarbonato de sódio;
- 235ml de leite vegetal;
- 85ml de óleo de girassol;
- 1 pitada de sal.
Forre a forma de bolo com papel vegetal (amasse o papel vegetal e humedeça-o, pois isto tornará mais fácil a acomodação do papel na forma). Utilize um pedaço grande de papel vegetal. Unte o papel vegetal com uma ou duas gotas de óleo. Reserve.
Numa taça grande junte os ingredientes secos; a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato e o sal, misture tudo e reserve. Esta será a mistura seca.
Num copo alto junte o leite, o óleo e o açúcar, misture tudo e adicione à mistura seca. Com uma colher de silicone, mexa tudo até obter uma massa lisa e homogênea. Distribua a massa na forma já preparada e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 25 a 30 minutos, até o palito de teste sair limpo e seco.
Retire o bolo do forno e espere esfriar. Quando o bolo já estiver frio, retire-o da forma ainda com o papel vegetal e não retire o papel. Afaste o papel da borda do bolo e, com uma faca afiada e comprida, corte a tampa do bolo para que o mesmo fique com uma superfície lisa e homogénea. Volte a meter o bolo na forma com o papel vegetal e reserve.
Prepare a mousse.
Comece por cortar o chocolate em pedaços mais pequenos e derreta-o em banho-maria. Quando estiver derretido, retire do lume, acrescente a essência de baunilha e misture.
Bata a aquafaba numa batedeira elétrica e vá adicionando, aos poucos, as colheres de açúcar em pó. Bata até a aquafaba obter ponto em neve - o tempo vai variar de acordo com a potência da vossa batedeira mas não desista cedo demais. O ponto ideal é quando ficar tão firme que não se solte da colher (ponto de merengue).
Adicione uma ou duas colheres de aquafaba “em neve” ao chocolate derretido e envolva delicadamente para que o mesmo vá esfriando e não empelote quando misturar com a restante aquafaba. Transfira, delicadamente, a mistura do chocolate à restante aquafaba “em neve” e envolva tudo até estar muito bem misturado.
De forma delicada, transfira a mousse de chocolate para cima do bolo reservado e tente acomodar o melhor possível para que a superfície se torne homogénea e regular. Leve ao frigorífico por pelo menos 4 horas, até a mousse ganhar textura. Retire do frigorífico e desenforme para um prato de servir (corte o papel vegetal rente ao bolo). Decore com farelos da tampa do bolo cortada ou chocolate granulado e sirva de seguida.
Bom apetite!
Comentários
Enviar um comentário