O Natal já está à porta! E nada melhor do que começarmos já a pensar no cardápio da nossa Ceia.
Para hoje trago-vos estes rolinhos que são uma excelente opção para a sobremesa do Natal ou para ser servido num Brunch no dia seguinte. São deliciosos, doces, crocantes e sabe tanto a Natal, são mesmo fantásticos!
Para vos dizer bem a verdade, estes rolinhos até mesmo no Carnaval, na Páscoa, no Verão, a qualquer que seja a altura do ano, são divinais!
Experimentem!
INGREDIENTES
MASSA
- 400g de farinha de trigo;
- 160ml de leite de amêndoa (ou outro leite vegetal);
- 100g de açúcar mascavado;
- 120g de óleo de girassol;
- 1 colher de chá de fermento.
RECHEIO
Puré de Maçã
- 3 maças vermelhas;
- ½ colher de chá de canela;
- 1 colher de chá rasa de gengibre;
- 3 colheres de sopa de açúcar mascavado;
- raspas de 1 limão;
- 100ml de água.
Cobertura da Massa
- 200g de figos secos;
- 70g de arandos secos inteiros (ou uvas passas);
- raspas de 1 laranja;
- 60g de nozes;
- 1 colher de chá de canela;
- 1 colher de açúcar em pó.
Comece por preparar os figos.
Junte-os numa taça e deite por cima um pouco de água quente, até estarem cobertos com a água. Deixe repousar até serem usados.
Descasque as maçãs, retire-lhes as pevides e a casca e corte em pedaços pequenos. Coloque-as num tacho, juntamente com os restantes ingredientes para o puré, leve tudo para cozer em lume brando durante 15 minutos, mexendo de vez em quando, até estar quase sem água e a maçã macia.
Com um amassador de batatas ou um garfo, transforme as maçãs num puré. Reserve.
Prepare a massa.
Numa taça grande junte a farinha, o açúcar e o fermento, mexa tudo e adicione o leite e o óleo juntos. Volte a mexer tudo com uma colher de silicone ou de pau e de seguida, com as mãos, comece a amassá-la até obter uma massa homogénea e lisa.
Envolva numa pelicula aderente e deixe descansar durante 10 minutos.
Com uma faca afiada, corte os arandos em pedaços mais pequenos e triture grosseiramente as nozes.
Escorra os figos, transfira-os para um robot de cozinha e triture tudo até obter uma pasta homogénea. Junte esta pasta de figos com o puré de maçã e envolva tudo muito bem.
Salpique com um pouco de farinha uma superfície de trabalho e, com a ajuda de um rolo de cozinha, abra a massa até obter um formato retangular, com um espessura de aproximadamente 3mm. Não é preciso estar muito perfeito! Deixe a parte mais larga do retângulo voltada para si.
Por cima da massa barre a mistura de puré e figos e espalhe bem, deixando um dedo de folga das bordas. Distribua os arandos e as nozes de forma homogénea por cima do puré.
Num coador de cozinha, coloque o açúcar em pó e a canela e, aos poucos, vá salpicando por cima de todo o recheio (se for necessário acrescente mais uma colher de açúcar e canela).
Com muita delicadeza, vá enrolando a massa com o recheio, até formar um rolo grande e comprido. Com uma faca, bastante afiada, corte o rolo em fatias de aproximadamente um dedo de largura.
Distribua os rolinhos, de forma que fiquem deitados, sobre uma forma de ir ao forno, coberta com papel vegetal e leve ao forno, pré aquecido a 200ºC, durante 20 minutos, para cozerem.
Retire-os do forno e deixe esfriarem sobre uma grelha. Sirva de seguida.
Bom apetite!
Comentários
Enviar um comentário