Eleito o produto do ano cá por casa, por unanimidade. Já está prometido repetir esta receita para a próxima semana, para a outra, para a outra e para a outra.
Verdadeiramente deliciosos e saborosos, eu diria até que melhor do que os originais. É surpreendente o sabor destes DONUTS, e acabadinhos de se fazer então… IRRESISTÍVEIS!
Fáceis de fazer e com poucos ingredientes, em 2 horas e 50 minutos terão os vossos donuts prontinhos para serem devorados. Mas aconselho-vos seguir vivamente as dicas que vou dando para que fiquem perfeitos e deliciosos. Não tem o que errarem.
Experimentem!
INGREDIENTES
- 340g de farinha de trigo;
- 20g de glúten de trigo (este produto poderá ser encontrado nas lojas Celeiro ou Jumbo/Auchan mas em alternativa poderão utilizar 350g de farinha para pão, que é uma farinha com mais força);
- 5g de fermento fresco ou 1 e ½ colher de chá de fermento seco para pão (Atenção! Não utilizem fermento para bolo – Royal);
- 1 “ovo” de Linhaça (1 colher de sopa de linhaça dourada moída + 3 colheres de sopa de água);
- 180ml de leite vegetal (de preferência um que não seja muito adocicado);
- 35g de açúcar mascavado claro;
- 1 colher de chá de extrato de baunilha;
- 1 pitada de sal fino;
- 50ml de óleo de girassol + óleo para fritar.
COBERTURA
- 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro (açúcar em pó);
- 1 colher de sopa de canela.
Junte a linhaça moída com a água, mexa bem e reserve até ao momento de ser utilizada.
Num copo alto junte o leite, o açúcar e o fermento, mexa delicadamente até o açúcar se desfazer e o fermento estar dissolvido. Reserve.
Misture a farinha, o glúten e o sal numa taça grande. Faça um buraco na farinha e adicione a mistura húmida do fermento, o óleo, o extrato de baunilha e o “ovo” de linhaça. Misture com uma colher de silicone ou de pau, até estar tudo muito bem combinado. Se for o caso, pousem a colher de lado e misturem com as mãos (não se preocupem se acaso a massa ficar pegajosa).
Quando a massa estiver bem combinada, mesmo que ainda grudenta, cubra a taça com um prato ou com uma tampa e deixe descansar por 10 minutos.
Após o tempo de descanso, puxe uma porção da massa de um lado e estique-a até o meio, comprimindo-a. Rode ligeiramente a taça e repita este processo com outra porção de massa. Repita 6 vezes. O processo só deve demorar cerca de 10 segundos.
Cubra a taça novamente e deixe repousar durante 10 minutos.
Repita agora duas vezes o mesmo procedimento. Depois de amassar, pela segunda vez, a massa deverá custar bastante mais a esticar quando a puxa.
Após amassar pela terceira vez a massa já estará bastante macia. Cubra a taça com película aderente e deixe descansar por 1 hora, em temperatura ambiente, até que tenha dobrado de tamanho.
Polvilhe ligeiramente uma superfície de trabalho limpa com farinha.
Retire cuidadosamente a bola de massa da taça, para que não perca suas bolhas, e enrole, dando a forma de um tronco.
Divida em 9 porções iguais, servindo-se de um raspador de metal ou uma faca afiada (cada porção deverá pesar em média 70g).
Enrole cada porção de modo a formar uma bola. Cubra-as com um pano limpo e seco e deixe descansar por 10 minutos.
Pegue em cada bola de massa e enterre o dedo no meio de cada uma. Continue com o movimento do dedo até fazer um buraco perfeito e vá ajeitando até obter o formato de um donut.
Mantenha os donuts sobre a superfície de trabalho, ligeiramente enfarinhada, e cubra-os com o mesmo pano limpo e seco e deixe repousar novamente por 20 minutos.
Após 20 minutos, aqueça numa frigideira o óleo de girassol, apenas o suficiente para fritar os donuts (mais ou menos 1 dedo de altura de óleo). Antes de iniciar as frituras verifique se o óleo está bastante quente para evitar que os donuts fiquem encharcados. Evitem também colocar muitos donuts de uma vez para fritar (coloquem no máximo 3 por vez).
Frite os donuts 40 segundos de cada lado e remova-os cuidadosamente para um prato com papel de cozinha absorvente ou para uma grelha de arrefecimento.
Misture os ingredientes para a cobertura e mergulhe os donuts nesta mistura, cobrindo ambos os lados com uma dose generosa de açúcar e canela.
Sirva ainda quentes ou frios ou, ainda, amanhecidos, se sobrarem...
Bom apetite!
Comentários
Enviar um comentário