É surpreendente o sabor e a consistência desta tarte! É macia, aveludada e com um sabor incrível. Para além de ter uma enorme riqueza nutricional, devido aos grelos, e uma grande quantidade de proteína vegetal, hidratos de carbono complexos, fibras, vitaminas e minerais.
O resultado final desta tarte irá agradar a todos.
Combine esta tarte com uma ou duas colheradas de arroz branco e uma simples salada verde. A combinação do arroz branco ou integral com o grão de bico fornece um aporte proteico de boa qualidade, o que confere um valor nutricional ainda maior.
Para esta tarte eu optei por fazer a minha própria massa quebrada. È fácil, rápida e em menos de 5 minutos já terá a massa pronta. Depois é só deixá-la descansar no frigorífico, embrulhada em película aderente, até o momento de ser utilizada.
Também poderão optar por comprar uma embalagem de massa quebrada ou folhada no supermercado, que também resulta muito bem nesta tarte.
Experimentem!
INGREDIENTES
(para uma tarteira de 26cm de diâmetro)
PARA A MINHA MASSA QUEBRADA
- 250g de farinha de trigo;
- 100ml de água;
- 40ml de óleo vegetal de girassol;
- 40ml de azeite extra virgem;
- 1 colher de chá rasa de sal.
RECHEIO
- 1 embalagem de massa quebrada ou folhada vegana ou 1 porção da massa preparada em casa;
- 200g de folhas de grelos de nabo;
- 2 dentes de alho, esmagados e picados;
- 400g de grão de bico cozido e escorrido;
- 2 colheres de sopa de farinha de grão de bico;
- 160ml de água;
- 200ml de natas de vegetais (de arroz ou de soja);
- 10g de levedura nutricional (2 colheres de sopa);
- 1 colher de sobremesa de orégãos;
- ½ colher de chá de paprika;
- sal e pimenta acabada de moer a gosto;
- “Queijo Parmesão” Vegano para gratinar.
Caso pretenda preparar a vossa própria massa, junte numa taça grande a farinha e o sal e misture. Num copo junte a água, o óleo e o azeite. Transfira o líquido para a taça da farinha e, com uma colher de silicone ou de pau, mexa até o líquido estar todo absorvido. Com as mãos, passe a trabalhar a massa até obter uma consistência lisa e compacta. Envolva a massa em película aderente e leve ao frigorífico até o momento de ser utilizada.
Prepare os grelos.
Separe as folhas e talos mais pequenos e dispense os talos mais grossos. Lave-os bem em água corrente e corte em pedaços mais pequenos. Escalde-os, num tacho com água fervente temperada com sal, em lume alto, durante 3 minutos. Passe imediatamente por água corrente fria, para parar a cozedura, e escorra-os muito bem.
Leve ao lume uma frigideira, adicione um fio de azeite e acrescente os alhos. Assim que os alhos começarem a estalar junte os grelos, muito bem escorridos, tempere com uma pitada de sal e pimenta preta acabada de moer, e deixe saltear, em lume brando, durante 4 minutos, mexendo de vez em quando. Reserve.
Triture o grão juntamente com a água e a levedura nutricional num robot de cozinha ou numa liquidificadora, até obter uma pasta homogénea.
Transfira a pasta de grão obtida para uma taça e junte a farinha, as natas, os orégãos, a paprika, uma pitada de sal e misture.
Adicione os grelos salteados e envolva tudo muito bem.
Numa superfície de trabalho abra a massa, transfira-a para uma tarteira e acomode-a para que cubra o fundo e as laterias, mas não corte as sobras de massa.
Adicione o recheio preparado e volte as bordas da massa sobrante para cima do recheio. Não faz mal se não houver muita massa restante, de forma que o recheio fique acomodado.
Salpique com o “queijo parmesão” vegano e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante 30 a 35 minutos, até a massa estar dourada.
Retire do forno e espere alguns minutos para desenformar.
Sirva de seguida.
Bom apetite!
Comentários
Enviar um comentário