O trigo-serraceno, também conhecido como trigo mourisco, na verdade é uma semente que não possui gluten e pode ser consumido no lugar do arroz.
Devido ao seu alto teor nutritivo, apresenta muitos benefícios ao organismo, como: fortalecer os vasos sanguíneos, os músculos, o sistema imunológico, ajudar a melhorar o trânsito intestinal e ajudar a previner o envelhecimento precoce.
Na sua composição nutricional podemos encontrar proteína, fibra, magnésio, potássio, ferro, cálcio, selênio, zinco entre outros.
Devido aos benefícios todos existentes, optei por substituir o bom e velho arroz por este grão, para vos dar a conhecer uma forma diferente de se preparar e comer um delicioso risotto.
Espero que aproveitem e gostem deste prato que escolhi para vos apresentar.
Aqui por casa não sobrou nada!
Ingredientes:
Para a Couve-flor com tomate cherry ao forno:
- 1 maço de couve-flor pequena (usar apenas os floretes);
- 1 cebola média, cortada finamente;
- 250g de tomate cherry, cortados ao meio;
- sal e pimenta a gosto;
- 5 a 6 colheres de azeite.
Para o risotto:
- 1 xícara de trigo-serraceno;
- o dobro da quantidade do trigo (2 xic.) de caldo de legumes;
- 2 dentes de alho picados;
- 1 courgette média ralada, no ralador grosso;
- 100ml de vinho branco;
- sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo:
Num tabuleiro juntar os floretes de couve-flor, os tomates e a cebola. Temperar com sal e pimenta a gosto, acrescentar o azeite e envolver os ingredientes todos para que fiquem bem aconchegados.
Levar ao forno, pre-aquecido, a 180°C durante cerca de 30-35 minutos, mexendo de vez em vez.
Enquanto isso, num tacho leve para dourar os alhos, num fio de azeite. Assim que o alho começar a dourar, junte a courgette e deixe apurar por alguns segundos. Acrescente o trigo-serraceno, tempere com sal e pimenta a gosto, e deixe refogar por 1-2 minutos.
Juntar o vinho, deixar evaporar o álcool e acrescentar o caldo de legumes.
Assim que levantar fervura, baixar o fogo para médio-baixo, tapar e deixar cozer durante 12 minutos.
Quando a couve-flor estiver pronta, juntar ao risotto, ainda em fogo baixo, e mexer delicadamente para que fique tudo bem envolvido.
Se acaso o trigo-serraceno estiver já sem água, juntar mais um bocado de caldo, envolver tudo e deixar terminar de cozer, em fogo baixo.
Depois é só servir!
Comentários
Enviar um comentário