Um feijão saudável, apetitoso, requintado e cheio de sabores. Ideal para servir nos almoços de domingo, com bastante “couve mineira”, um arrozinho branco, uma pimentinha e uma boa dose de farofa!!!
Um prato leve e reconfortante que combina muito bem para os dias mais quentes e ensolarados de primavera, servido com uma taça de vinho branco mais fresco ou uma bela cerveja. E para as crianças, claro, um sumo de frutas bastante fresquinho ou um chá bem geladinho.
Experimentem!
INGREDIENTES
Para o Feijão
- 400g de feijão branco cozido e escorrido;
- 1 cebola finamente fatiada;
- 3 dentes de alho esmagados e picados;
- 1 pedaço de gengibre (mais ou menos do tamanho do polegar) ralado;
- 1 pimento vermelho finamente fatiado;
- 1 alho francês lavado e finamente fatiado;
- 250g de tomates mini-chucha lavados e cortados ao meio;
- 2 cenouras cortadas em rodelas finas;
- 1 cabeça de brócolos cortado em floretes (aproveite o talo, corte a casca de fora e corte o miolo em bocados pequenos);
- 150g de cogumelos marrons laminados;
- 6g de folhas coentros frescos (corte os talinhos e as folhas e reserve-os separadamente);
- 1 cebolete fatiado;
- 1 piri-piri fresco, sem as sementes, picado (opcional – poderá servir o piri-piri com o feijão para cada um adicionar a quantidade que desejar);
- 400ml de água fervente;
- sal e pimenta preta acabada de moer a gosto.
Para a “couve mineira”
- 250g de couve galega ripada (couve para caldo verde);
- 3 dentes de alho finamente fatiado;
- 3 colheres de sopa de azeite;
- sal q.b.
Leve ao lume médio um tacho grande, adicione um fio de azeite e deixe aquecer. Adicione os cogumelos laminados e deixe-os cozer por 2 minutos, mexendo sempre. Tempere com uma pitada de sal e um pouco de pimenta preta acabada de moer e deixe cozer por mais 2 minutos, até os cogumelos começarem a soltar água. Adicione os alhos, a cebola, o gengibre ralado, o cebolete, o alho francês, o pimento vermelho e os talos dos coentros, misture tudo e deixe refogar por 3 minutos (o aroma destes temperos irá perfumar a vossa casa toda!).
Junte os tomates mini-chuchas, as cenouras e o brócolos, tempere com sal e pimenta preta acabada de moer, misture tudo e deixe apurar por 2 minutos. Junte a água, ajuste os temperos, tape o tacho, baixe o lume para brando e deixe os legumes cozerem por cerca de 8 minutos.
Adicione o feijão branco cozido e misture tudo. Caso a mistura de feijão e legumes fique muito seca, sem caldo, acrescente mais 100 ou 150ml de água fervente, com cuidado para não ser demasiado. Salpique 3/4 das folhas de coentros picadas, mexa tudo, volte a tapar o tacho e deixe cozer, ainda em lume brando, por mais 5 minutos, até os temperos estarem completamente misturados com os feijão. Ajuste o sal e a pimenta, desligue o fogo e salpique com as restantes folhas de coentros.
Sirva com arroz branco, farofa e “couve mineira”.
Para preparar a “couve mineira”, leve ao lume uma frigideira e adicione o azeite, deixe aquecer e acrescente os alhos laminados. Assim que os alhos começarem a fritar junte a couve ripada e tempere com sal a gosto. Deixe a couve refogar em lume médio, mexendo de vez em vez para não queimar, durante 5 minutos. Utilize um grafo para mexer e ir desenlaçando a couve. Acrescente 4 colheres de sopa de água, mexa mais uma vez e deixe refogar por mais 3 minutos, até a couve ficar macia e cozida. Ajuste o sal e sirva de seguida.
Bom apetite!
Comentários
Enviar um comentário