Há tantas versões e formas de se preparar um bolo de chocolate hoje em dia que por vezes torna-se bastante confuso e até difícil escolhermos uma boa receita para seguirmos.
Ontem estive à procura de uma receita de um bolo de chocolate clássico, que fosse "esponjoso", húmido, macio, com sabor intenso a chocolate, com uma cobertura simples de ganache, vegano e que resultasse maravilhosamente bem, afinal era para comemorar os anos do meu marido.
Pois bem, depois de uma extensa procura, resolvi fazer uma mistura de várias receitas e usar alguns ingredientes "chave" e alguns truques importantes para criar esta versão vegana de bolo de chocolate extremamente "dark", "chocolatoso", intenso, forte, fofo, macio, húmido e muito requintado! Tudo de bom!
Sinceramente, este foi um dos bolos mais fáceis que já preparei. A ganache é do mais simples que há. Mas, engana-se quem pensa que, por esta razão, este não é "O" verdadeiro bolo de chocolate. É simplesmente perfeito!!!
Experimentem e brilhem!!!
INGREDIENTES
(A quantidade dos ingredientes para este bolo foi calculada para uma forma redonda de 26cm de diâmetro - Não queremos bolo de chocolate pequeno!)
MASSA
- 290g de farinha de trigo branca;
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
- 2 colheres de chá de fermento;
- 1 colher de chá de vinagre;
- 160g de açúcar mascavado escuro;
- 75g de cacau em pó;
- 110ml de óleo vegetal (de sementes de girassol);
- 2 "ovos" de linhaça (2 colheres de sopa de sementes de linhaça moída + 7 colheres de sopa de água);
- 260ml de leite vegetal;
- 250ml de água fervente;
- 2 colheres de chá de café solúvel instantâneo (qualquer versão - utilizei Creme Expresso - Sabor Único da marca Continente);
- 100g de nozes picadas para enfeitar (opcional);
- Morangos frescos para enfeitar (opcional).
COBERTURA
- 200ml de natas vegetais de soja;
- 200g de chocolate vegan - 85% cacau;
- 1 colher de chá de essência de baunilha.
Comece por untar a forma (26cm de diâmetro) ou, se preferir, cubra o fundo da forma com papel vegetal e besunte o papel e as laterais da forma com um pouco de óleo. Pré-aqueça o forno a 170ºC.
Numa taça grande misture os secos: farinha, cacau em pó, fermento e bicarbonato de sódio. Reserve.
Numa chávena alta adicione o café solúvel e a água fervente e misture bem até o café estar totalmente dissolvido. Reserve.
Numa outra taça menor, misture muito bem o leite, o óleo, o açúcar, o vinagre e os "ovos" de linhaça. Transfira esta mistura húmida para a taça dos secos e misture tudo com uma colher de silicone ou de pau, até estar bem combinado e obter uma massa homogénea. Adicione de seguida o café solúvel (ainda quente) e misture energicamente a massa até estar completamente macia e brilhante.
Transfira a massa para a forma já untada e leve ao forno pré-aquecido por 35 - 40 minutos ou até o palito de teste sair limpo.
Entretanto prepare a ganache. Despeje as natas para uma panelinha e leve ao lume medio até estar bastante quente, mas cuidado para não levantar fervura. Adicione a baunilha e o chocolate cortado em pedaços pequenos. Misture tudo até o chocolate ficar submerso nas natas, tape a panela e deixe descansar por 5 minutos. Retire a tampa e mexa a ganache até o chocolate estar completamente derretido e envolvido com as natas. Deixe esfriar até o momento de utilizar. (O ideal é começar a preparar a ganache assim que o bolo for para o forno).
Retire o bolo do forno e espere por alguns minutos antes de desenformar. Transfira para um prato de servir e espere que o bolo fique frio antes de barrar com a ganache. Salpique as nozes picadas por cima da ganache e coloque alguns morangos frescos e lavados. Espere ainda a ganache estar completamente fria.
Bom apetite!
Comentários
Enviar um comentário