Cozer arroz integral por vezes parece uma tarefa bastante complicada, para além de que, muitas vezes, o farelo do grão do arroz não fica com uma textura macia ou, se fica, é por já estar demasiado mole.
As instruções de cozimento constantes dos rótulos das respetivas embalagens sugerem que o arroz seja preparado em água a ferver, numa proporção de dois para um (dois de água e um de arroz), durante 30 a 40 minutos, dependendo do tipo de arroz e marca, até estar cozido e a água toda absorvida.
Porém, se cozermos e escorrermos o arroz, tal qual se faz quando cozemos uma massa (spaguetti, cotovelos, parafusos etc.), e depois deixarmos para terminar a sua cozedura no vapor, com uma pequena quantidade de humidade que resta na panela, vamos obter um arroz macio, fofo e com os seus farelos intactos, independente do tipo e da marca do arroz. Funciona mesmo e é simplesmente fantástico!!!
Para completar, deixo aqui uma forma deliciosa, rápida e nutritiva de servir o seu arroz integral.
Experimentem!
INGREDIENTES
Para cozer o Arroz Integral
- 1 porção de arroz integral de grão longo, médio ou curto;
- 12 porções de água;
- sal marinho q.b. para temperar no final.
Arroz Integral Asiático
- 2 ½ chávenas de arroz cozido (1 chávena de arroz cru);
- 3 dentes de alho esmagados e picados;
- 250g de couve coração finamente fatiada;
- 200g de brócolos Bimi;
- 150g de cogumelos frescos marrons fatiados;
- 1 pimento verde ou vermelho fatiado (cru ou assado);
- 30g de amêndoas laminadas;
- 3 colheres de sopa de molho Shoyo (ou Teriyaky).
COZER O ARROZ INTEGRAL
Lave o arroz em uma peneira fina com água corrente fria por 30 segundos ou, se preferir, lave o arroz numa tigela e escorra, lave tantas vezes forem necessárias até a água tornar-se translucida.
Leve ao lume um tacho alto e grande com tampa e em lume alto (o que normalmente utilizam para cozer massa), adicione a água e deixe levantar fervura. Acrescente o arroz, mexa 1 vez, feche bem o tacho com a tampa e deixe cozer por 30 minutos.
Escorra toda a água do tacho, com bastante cuidado para não se queimarem, utilizando a tampa para não perder os grãos, ou utilize uma peneira fina e, neste caso, deixe escorrer por 10 segundos e volte a meter o arroz no tacho. Tape o tacho novamente e deixe o arroz terminar sua cozedura por 10 minutos.
Destape o tacho, salpique alguns grãos de sal marinho a gosto e, com um garfo, revolva o arroz para ajudar a temperar e deixá-lo solto, fofo e macio.
ARROZ INTEGRAL ASIÁTICO
Lave os brócolos Bimi e corte-os em pedaços mais pequenos. Leve ao lume um tacho com água e sal, suficiente para coze-los. Assim que a água levantar fervura adicione os brócolos e deixe cozer por 4 minutos. Escorra-os e passe por água fria de imediato. Reserve.
Leve ao lume médio uma wok e adicione um fio de azeite, acrescente os cogumelos e deixe-os refogar por 3 – 4 minutos, até começarem a largar a água e ficarem macios. Tempere com uma pitada de sal e pimenta preta, junte os alhos e deixe refogar por mais 2 minutos. Acrescente o pimento e a couve fatiada e deixe refogar, em lume médio-alto, por 4 minutos, mexendo sempre, até a couve e o pimento ficarem macios. Junte os brócolos e o molho shoyo e deixe cozer por 3 minutos.
Acrescente o arroz integral cozido e mexa tudo até estar muito bem envolvido. Desligue o lume, acrescente as amêndoas e volte a mexer até estarem todos os ingredientes combinados.
Retifique os temperos e sirva de seguida.
Bom apetite!
Comentários
Enviar um comentário