Uma torta simples, rápida, saudável, 100% vegana e boa para se comer quente, acabada de se fazer e acompanhada com uma salada simples verde ou legumes cozidos, ou mesmo fria, no dia seguinte, em lanches, pic-nics, almoços no trabalho etc.
É uma torta muito versátil, prática e deliciosa, que vale muito a pena fazer! Tendo como base a receita da massa, todo o recheio pode ser alterado, substituído, aumentado, diminuído… como quiserem.
É tão prática que poderão preparar esta torta todas as semanas, sempre com um recheio diferente. Uma semana com ervilhas e brócolos, por exemplo, outra com tofu e espinafres etc., da forma que desejarem.
Experimentem!
INGREDIENTES
Esta receita foi calculada para uma forma redonda com 27cm de diâmetro. Poderá também utilizar uma forma retangular com 20cm x 30cm.
Massa
- 300g de farinha de trigo;
- 400ml de água;
- 100ml de óleo de girassol;
- 2 dentes de alho;
- ½ colher de chá de curcuma (ou açafrão das Índias) – opcional;
- sal e pimenta preta acabada de moer a gosto.
Recheio
Para se preparar a Couve-Flor
- 1 cabeça de couve-flor (aproximadamente 750g);
- ½ colher de chá de colorau (ou páprika);
- ½ colher de chá de alho em pó;
- ½ colher de chá de sal marinho;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- pimenta preta acabada de moer a gosto.
Restante do recheio
- 200g de folhas de espinafres;
- 1 dente de alho;
- 200g de tomate mini chucha, cortados ao meio;
- 80g de azeitonas pretas oxidadas em rodelas;
- 5g de folhas de salsa fresca;
- sal e pimenta preta a gosto.
Para preparar a Couve-Flor
Pré-aqueça o forno a 180ºC e cubra uma forma com papel de forno ou vegetal.
Limpe a couve-flor e separe em florestes pequenos. Limpe o talo e corte-o em pedaços pequenos, do tamanho dos floretes.
Disponha os floretes e os talos em cubos pequenos sobre a forma preparada e tempere tudo com o colorau, o alho em pó, o sal marinho, a pimenta preta a gosto e o azeite. Misture tudo bem, até toda a couve-flor estar completamente envolvida com os temperos.
Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 18 minutos, até os floretes estarem levemente dourados e crocantes. Retire do forno e deixe esfriar. Reserve.
Prepare os espinafres
Leve ao lume uma frigideira com um fio de azeite e um dente de alho, apenas esmagado. Assim que a frigideira aquecer junte as folhas de espinafres já limpas e tempere com uma pitada de sal e de pimenta preta acabada de moer. Deixe cozer por 2 minutos, apenas até os espinafres murcharem.
Dispense o dente de alho e escorra toda a água em excesso que se forma. Reserve.
Por fim prepare a massa
Coloque todos os ingredientes da massa numa liquidificadora, de acordo com a seguinte ordem: água, óleo, farinha, alhos, curcuma, sal e pimenta preta a gosto. Bata tudo até obter uma massa lisa e homogénea. Caso seja necessário, pare de bater e raspe as laterais do copo da liquidificadora, com uma colher de silicone ou de pau, e volte a bater.
Transfira a massa obtida para uma taça grande e junte a couve-flor reservada, os espinafres drenados (sem água), os tomates mini chucha, as azeitonas e as folhas de salsa e envolva tudo delicadamente. Retifique os temperos se for necessário.
Cubra a forma a ser utilizada (redonda ou retangular) com papel de forno ou vegetal e pincele com um fio de óleo sobre o papel.
Transfira a mistura da massa com o recheio para esta forma e leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, por cerca de 30 – 35 minutos, até estar dourada e a massa cozida.
Utilize um palito de teste para verificar se a massa esta bem cozida.
Retire do forno e deixe esfriar por alguns minutos antes de desenformar. Sirva de seguida.
Poderá guardar esta torta no frigorífico, num recipiente hermético com tampa, por até 3 dias.
Bom apetite!
Comentários
Enviar um comentário