Rolo de Canela Gigante

Estes dias encontrei este rolo de canela MARAVILHOSO na internet e fiquei encantada com a quantidade, pois se pequenos já são irresistíveis imaginem uma bela fatia enorme de rolo de canela! IMPERDÍVEL!

 


Esta minha versão vegana resultou perfeitamente bem, a massa ficou bastante macia e fofa e o sabor à pão doce com canela é extraordinário.

 

Com pouquíssimos ingredientes, este rolo gigante é super fácil de se preparar, sem grandes complicações e até a forma de moldar o rolo é divertida e fácil, basta seguir as instruções, dicas e fotos que estão na receita e não há o que errar.

 

Experimentem!

 

INGREDIENTES

Massa

- 350g de farinha de trigo branca;

- 50g de açúcar mascavado;

- 7g de fermento em pó para padeiro (costumo utilizar da marca Condi);

- 180ml de leite vegetal (soja) morno;

- 60g de creme vegetal para barrar (sabor a manteiga);

- 1 “ovo” de linhaça moída (1 colher de sopa de linhaça + 4 colheres de sopa de água – mexa e deixe descansar até ao momento de ser utilizado).

 

Recheio

- 40g de creme vegetal para barrar (sabor a manteiga), em temperatura ambiente;

- 40g de açúcar mascavado;

- 1 colher de sopa, rasa, de canela.

 

Cobertura (opcional)

- 60g de açúcar de confeiteiro;

- 15ml de leite vegetal (soja).



Prepare a massa

Derreta o creme para barrar, junte ao leite morno num copo alto e adicione o açúcar e o fermento. Misture tudo delicadamente até os ingredientes estarem envolvidos. Deixe repousar por 5 minutos.

 

Transfira esta mistura líquida para a taça da farinha, acrescente o “ovo” de linhaça e misture tudo com uma colher de silicone até estar muito bem combinado. 

 

Dispense a colher, transfira a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada e comece a trabalhar a massa com as mãos, puxando e enrolando as pontas para o centro da massa, até obter uma massa compacta, lisa e macia. Este processo deverá durar no máximo 3 minutos. Caso a massa fique demasiado pegajosa (húmida) acrescente um pouco mais de farinha e volte a trabalhar a massa, até ficar perfeita. 

 

Dica: Cuidado para não exagerar na quantidade de farinha, tente manter a massa com o máximo de humidade possível, desde que não seja demasiado grudenta nas mãos, pois isto irá garantir uma massa mais fofa e macia.

 

Forme uma bola macia e lisa com a massa e volte a metê-la na taça, levemente enfarinhada, tape com um pano de cozinha limpo e deixe descansar até dobrar o volume, por cerca de 1 hora.



Recheio

Após o tempo de descanso, transfira a massa para a superfície de trabalho enfarinhada e, com um rolo, abra em formato de um retângulo com 35cm x 30cm, aproximadamente.



Barre toda a superfície da massa que está voltada para cima com o creme vegetal amolecido e polvilhe com o açúcar e a canela toda a superfície com o creme vegetal.



Moldar o rolo de canela

Usando uma faca afiada corte a massa, no sentido mais comprido, em 6 tiras de 5cm cada.



Prepare uma forma circular com 22cm de diâmetro.

 

Enrole uma tira de massa cortada e coloque no centro da forma. Enrole as 5 tiras restantes, uma a uma, em volta do rolo central, começando cada tira no final da anterior até formar um rolo grande de canela. 







Dica: Caso uma ou outra tira se partir, ou uma ficar mais fina ou mais grossa, ou ainda parte do recheio escapar, volte a enrolá-las em volta do rolo anterior e continue a moldar o seu rolo de canela com firmeza e confiança. Não tenha medo. Vai funcionar.

 

Cubra a forma com o mesmo pano de cozinha e deixe crescer, num local sem correntes de ar e razoavelmente quente, até dobrar de tamanho, cerca de 1:30h. 

 

Entretanto, pré aqueça o forno a 175ºC.

 

Depois do rolo ter dobrado de tamanho, leve-o para assar no forno pré-aquecido, por cerca de 30 – 35 minutos, até estar cozido e levemente dourado por cima. 

 

Dica da receita original: Enquanto o rolo está a assar é normal algumas tiras crescerem mais do que outras. É completamente normal e esperado para um rolo grande e cheio de tiras de tamanhos diferentes. Simplesmente remova a forma do forno e, com uma espátula, pressione as tiras sobressalentes, de modo a manter todas uniformes. Volte a meter a forma no forno para finalizar o cozimento. 

 

Retire o rolo do forno e deixe esfriar por completo, em uma grade de resfriamento.

 

Cobertura

Junte numa taça pequena o açúcar de confeiteiro e o leite vegetal, vá adicionando o leite aos poucos e misture tudo muito bem, até obter uma consistência ideal. Caso queira uma consistência mais espessa não utilize tanto leite ou se quiser uma consistência mais liquida adicione mais leite.

 

Regue o rolo de canela gigante com esta cobertura depois do mesmo estar completamente frio. 

 

Bom apetite!





Comentários