Pãezinhos da Páscoa

Estes pãezinhos macios e fofos, levemente adocicados, preparados com especiarias e feitos com sultanas doces, são completamente deliciosos. IRRESISTÍVEIS! São consumidos tradicionalmente na Sexta-feira Santa e são típicos dos países anglo-saxónicos. 

A diferença entre estes pãezinhos e o tradicional Folar Português está apenas na adição de sultanas na massa, na forma de moldar o pão (sendo o folar por vezes trançado), na cruz marcada em cima destes pãezinhos, feita com farinha e água (ao invés dos tradicionais ovos cozidos) e nas especiarias utilizadas, que dependendo da região de Portugal em que é preparado o folar também podem variar bastante. De resto, a preparação da massa é idêntica, os ingredientes são os mesmos, com mais ou menos farinha, manteiga, ovos, especiarias etc., conforme receita tradicional de cada um.

 

Escolhi preparar esta minha versão de pãezinhos veganos ao invés do tradicional Folar, devido à adição de sultanas na massa, dando um maior incremento ao sabor destes deliciosos pães típicos da Páscoa.

 

Experimentem!



INGREDIENTES

Massa

- 210ml de leite vegetal (soja) ligeiramente aquecido;

- 55g de creme vegetal para barrar (sabor a manteiga) derretido;

- 50g de açúcar mascavado;

- 460g de farinha de trigo branca;

- 7g de fermento para padeiro (utilizo o da marca Condi);

- 1 “ovo” de linhaça dourada moída (1 colher de sopa de linhaça + 4 colheres de sopa de água – misture tudo e deixe repousar até ao momento de ser utilizado);

- 1 colher de chá de gengibre em pó;

- 1 colher de chá de canela em pó;

- ½ colher de chá de cravo-da-Índia moído;

- ¼ de colher de chá de noz-moscada;

- raspas de 1 laranja;

- 100g de sultanas brancas doces.

 

Cobertura

- 125ml de água;

- 75g de açúcar mascavado escuro ou claro (de acordo com a cor do açúcar a cobertura irá ficar mais clara ou mais escura);

- 1 estrela de anis;

- 3 cravos-da-Índia;

- 1 pau de canela.

 

Cruzes

- 60g de farinha de trigo branca;

- 90ml de água;

- 1 pitada de sal.



Prepare a cobertura

Coloque numa caçarola todos os ingredientes da cobertura e leve ao lume. Deixe levantar fervura.

 

Assim que levantar fervura, retire do lume e reserve em local fresco para pôr de infusão as especiarias.

 

Prepare as Cruzes

Junte a água, a farinha e o sal numa taça pequena e misture com uma colher de pau até obter uma pasta cremosa.

 

Cubra e reserve em local fresco até ser necessário.

 

Prepare a massa

Num copo alto misture o leite ligeiramente aquecido, o creme vegetal derretido, o açúcar e o fermento. Misture tudo delicadamente e deixe repousar por 5 minutos.



Entretanto, numa taça grande adicione a farinha, as raspas da laranja e as especiarias, mexa tudo com uma colher de pau até estarem todos os ingredientes envolvidos. 


 

Transfira a mistura líquida para a taça da farinha e adicione o “ovo” de linhaça. Misture tudo com uma colher de pau, até estar bem ligado. 



Dispense a colher e transfira a massa para uma superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada. Comece a trabalhar a massa com as mãos, puxando e enrolando as pontas para o centro da massa, até obter uma massa compacta, lisa e macia. Este processo deverá durar no máximo 2 minutos. Caso a massa fique demasiado pegajosa (húmida) acrescente um pouco mais de farinha e volte a trabalhar a massa, até que fique perfeita, nem muito húmida e nem muito seca. 

 

Adicione as sultanas à massa e volte a trabalhá-la delicadamente só até ficar tudo misturado, durante 1 minuto no máximo. 



Forme uma bola macia e lisa com a massa e volte a metê-la na taça, levemente enfarinhada. Cubra com um pano limpo de cozinha e deixe descansar até dobrar de volume, cerca de 1 hora no mínimo.



Passado o tempo de descanso da massa, transfira-a para a superfície de trabalho, expulse o ar e forme um rolo comprido. Com uma faca afiada corte este rolo em 12 pedaços de igual tamanho (mais ou menos).


 

Enrole cada porção de massa com as mãos até ficarem com a forma de uma bola, bem redonda e macia. Disponha-as sobre um tabuleiro de forno coberto com papel vegetal e deixe algum espaço entre cada bola de massa, para poderem crescer. Cubra-as com um pano de cozinha limpo e deixe crescer até obter o dobro do tamanho. Cerca de 30 minuto a 1 hora.



Pré-aqueça o forno a 180ºC. 

 

Encha um saco de pasteleiro com a mistura das cruzes que reservou. Desenhe pequenas linhas continuas sobre os pãezinhos (depois de crescidos) em ambas as direções, formando uma cruz sobre cada um deles. 




Leve os pãezinhos para assar durante cerca de 10 a 15 minutos, até obterem um tom castanho-dourado e estarem completamente cozidos.

 

Retire-os do forno. Pincele ligeiramente cada pãozinho com a cobertura reservada, agora fria.

 

Deixe arrefecer no tabuleiro e sirva.

 

Estes pãezinhos são deliciosos servidos ainda quentes ou frios, cortados a meio e barrados com uma generosa quantidade de creme vegetal derretido ou compotas de doces.

 

Bom apetite!





Comentários