Um bolo de frutas é sempre um bolo típico de Natal, eu sei. Mas este é bastante diferente.
É um bolo de frutas sim, mas ideal para ser saboreado como sobremesa, acompanhado com uma tacinha de vinho Moscatel ou do Porto, em qualquer altura do ano, até mesmo no verão.
É levemente adocicado e a consistência da massa é um pouco firme, porém bastante macia. Feito com sultanas doces e amêndoas laminadas este bolo é simplesmente divino, acreditem! Esta é uma daquelas sobremesas que não conseguimos parar de comer, ainda mais servida como sobremesa num jantar de amigos, que nunca nos apetece levantar da mesa… só mais um pedacinho!
EXPERIMENTEM!
INGREDIENTES
Para a Mistura de Frutos (Prepare 2 horas antes)
- 60g de sultanas douradas doces (ou uvas passas sem grainhas);
- 15g de amêndoas laminadas torradas;
- 15g de papaia aos cubos cristalizada (ou laranja);
- sumo de ½ laranja;
- sumo de ½ limão;
- 15ml de licor de laranja (ou rum).
Pré- fermento
- 10g de fermento para padeiro em pó (Condi);
- 35ml de leite vegetal ligeiramente aquecido;
- 20g de farinha de trigo;
- 10g de açúcar mascavado.
Massa
- 50g de açúcar mascavado;
- 1 colher de sopa de creme vegetal para barrar, sabor a manteiga, derretido;
- ½ colher de chá de essência de baunilha;
- ½ colher de chá de cardamomo moído;
- 1 “ovo” de linhaça (1 colher de sopa de linhaça dourada moída + 4 colheres de sopa de água);
- 150g de farinha de trigo.
Mistura de frutos
Coloque os ingredientes numa taça e misture tudo. Cubra a taça com película aderente e deixe repousar em local fresco por pelo menos 2 horas.
Pré-fermento
Coloque o fermento numa taça pequena e adicione o leite, misture delicadamente até o fermento estar dissolvido. Junte a farinha e o açúcar, mexa até estar tudo dissolvido e bem misturado. Cubra e deixe repousar por 15 minutos. Este será o pré-fermento.
Massa
1 – Numa taça grande junte o açúcar, o creme vegetal, a essência de baunilha e o cardamomo. Bata com um batedor de varas ou uma colher de pau até obter uma mistura cremosa e homogénea.
2 – Adicione o “ovo” de linhaça aos poucos enquanto vai batendo.
3 – Assim que o pré fermento estiver pronto, junte-o à mistura de creme vegetal anterior e misture até estar tudo incorporado. Junte por fim a farinha e mexa até ficar muito bem ligado.
4 – Cubra a taça com um pano de cozinha limpo e deixe descansar por 10 minutos. Após 10 minutos, puxe uma porção da massa de lado e coloque no meio. Vire ligeiramente a taça e repita o processo com outra porção da massa. Repita mais 8 vezes. Este processo não deverá durar mais que 10 segundos.
5 – Cubra a taça novamente e deixe repousar mais 10 minutos.
6 – Repita os passos 4 e 5 mais 3 vezes.
7 – Escorra grande parte do líquido da mistura de frutos. Adicione 1 colher de sopa de farinha (das 150g de farinha que irá utilizar para preparar a massa), para absorver a humidade a mais que ainda poderá restar. Reserve.
8 – Assim que terminar o passo 6, junte a mistura de frutos reservada à massa e trabalhe-a delicadamente até ficar tudo bem incorporado. Caso a massa fique extremamente grudenta, salpique 1 colher de sopa de farinha, apenas, e forme uma bola macia e homogénea com a massa.
9 – Cubra a taça e deixe crescer de 1h a 1h30m até a massa obter o dobro do tamanho.
10 – Assim que a massa duplicar o seu tamanho, transfira para um tabuleiro de ir ao forno coberto com papel vegetal. Ajeite a massa delicadamente no tabuleiro, cubra com um pano de cozinha limpo e espere por mais 30 minutos, até terminar de crescer.
11 – Entretanto, pré-aqueça o forno a 180ºC.
12 – Retire o pano, coloque o tabuleiro com a massa para assar no forno pré-aquecido e deixe cozer por aproximadamente 20 minutos ou até estar completamente cozido e obter um tom castanho dourado.
13 – Retire o bolo do forno e deixe-o esfriar sobre uma grelha.
14 – Polvilhe generosamente a superfície do bolo com açúcar de confeiteiro em pó, utilizando para tal uma rede fina (coador fino) para espalhar melhor o açúcar.
15 – Sirva de seguida.
Comentários
Enviar um comentário